RSS

Bolo de laranja, azeite e iogurte grego

Vamos directo ao assunto - este bolo é simplesmente divinal. Fofinho, húmido e com um recheio generoso, este bolo tornou-se um dos meus preferidos dos últimos tempos e reparem bem que não tem chocolate!!


Apesar do seu aspecto altamente pecaminoso este bolo é uma versão bem saudável já que temos gorduras como o azeite e a farinha de noz e o seu recheio leva o iogurte grego para reduzirmos consideravelmente a quantidade de natas utilizadas. Além disso este bolo tem um baixo teor de açúcar que na sua maioria é amarelo. Querem melhor que isto?


O seu aspecto imponente torna-o ideal para ocasiões especiais. Como vêem nas fotos acabei por fazer também uma versão mini para fazer o controlo de qualidade claro está! Temos sempre de ver se os sabores estão equilibrados não acham?


A versão mini acabei por dividir em 3 partes mas aconselho a dividirem o bolo grande apenas em duas porções para lhe dar maior estabilidade. Espero que gostem e experimentem! A receita foi adaptada daqui.


Ingredientes:
Bolo:
125 gr de farinha de trigo com fermento;
125 gr de farinha de trigo integral;
100 gr de nozes previamente moídas num processador;
2 c. (chá) de fermento em pó;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de canela;
1 pitada de sal;
2 ovos grandes;
160 gr de açúcar amarelo;
160 gr de iogurte grego;
120 ml de sumo de laranja;
60 ml de azeite;
raspa de 1 laranja.

Recheio:
200 ml de natas frescas;
8 c. (sopa) bem cheias de iogurte grego;
100 gr de açúcar em pó;
doce de laranja q.b para pincelar

Cobertura:
3 c. (sopa) bem cheias de iogurte grego;
6 c. (sopa) de açúcar em pó;
1/2 c. (chá) de sumo de laranja;
fatias de laranja caramelizada q.b
açúcar em pó q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal e unte com manteiga uma forma redonda. Comece por misturar as farinhas, com o fermento, o sal, a canela, o bicarbonato e as nozes moídas. Num outro recipiente bata o azeite, a raspa de laranja e o açúcar. De seguida adicione os ovos um a um, o sumo de laranja e o iogurte grego. Adicione a esta mistura os ingredientes secos, envolvendo bem sem bater em demasia. Deposite a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 50 minutos. Entretanto faça o recheio batendo as natas com o açúcar em pó em ponto de chantilly. De seguida adicione o iogurte grego e misture bem. Reserve o recheio no frigorífico. Para a cobertura misture o iogurte grego com o açúcar em pó e o sumo de laranja até obter um glacé com a consistência desejada. Se ficar muito líquido adicione um pouco mais de açúcar em pó. Reserve o glacé no frigorífico. Para a montagem corte o bolo ao meio, coloque uma metade num prato de servir e pincele o topo dessa metade com um pouco de doce de laranja. De seguida espalhe o recheio, coloque a outra metade do bolo ajustando-o bem. Volte a pincelar o topo com doce de laranja e por fim espalhe o glacé. Decore com fatias de laranja caramelizada. Na altura se servir polvilhe com açúcar em pó.

Nota: para fazer as laranjas caramelizadas leve um pouco de açúcar amarelo ao lume e deixe derreter. Coloque as fatias de laranja e deixe-as caramelizar em lume médio virando-as de vez em quando. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 50min + 50min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: laranja.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

cozinha100segredos disse...

Ficou lindo! Não sei porquê mas faz-me lembrar o Natal! beijinhos

Enviar um comentário