RSS

Bolo de maçã e amêndoa - saudável e sem glúten

Gosto do mês de outubro. Gosto da chegada dos dias mais frios e da ida ao roupeiro para tirar mais um casaco. Gosto do conforto da roupa quente quando adormecemos no sofá. Gosto do cheiro das maçãs acabadas de apanhar. As maçãs fazem parte do meu dia a dia.

Não há um único dia em que não coma uma maçã. Não saio de casa sem levar uma na mala. Talvez uma mania, hábito ou apenas gosto pessoal mas acreditem que não vivo sem elas. A receita que vos trago hoje é ideal para gastar aquelas maçãs mais desajeitadas que temos em casa.


Feito sem gorduras ou açúcares refinados adicionais, este bolo é ideal para qualquer hora do dia. Rico em amêndoa, este tímido bolo é adocicado com mel e tâmaras e enriquecido no final com pequenos pedaços suculentos de maçã.


Como não tem farinha de trigo é apto para intolerantes ao glúten. Eu optei por usar maçãs vermelhas mas podem usar a variedade que mais gostarem desde que bem doces. Espero que gostem e experimentem!

Ingredientes:
150 gr de amêndoas cruas com pele;
10 tâmaras;
3 c. (sopa) de mel;
3 ovos;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (chá) de canela;
1 c. (chá) de fermento em pó;
400 gr de maçãs;
açúcar mascavado q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte e forre com papel vegetal uma forma redonda. Comece por colocar as amêndoas num processador e triture-as até obter uma farinha. Reserve está farinha e de seguida leve o mel e as tâmaras ao processador e triture até obter uma pasta. Reserve também esta mistura. Numa taça bata os ovos até obter um creme espumoso, adicione a mistura de tâmaras, a baunilha e, por fim, a farinha de amêndoa e o fermento. Envolva tudo e no final adicione as maçãs previamente descasadas e cortadas em pequenos pedaços. Deposite na forma e polvilhe com açúcar mascavado a gosto. Leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Deixe arrefecer e sirva.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 25min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: maçã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

cozinha100segredos disse...

Pelo aspeto nem diria que é saudável! Fantástico! beijinhos

Enviar um comentário