RSS

Bolo de chocolate com buttercream e caramelo salgado

A receita que vos trago hoje foi feita para um aniversário. Queria algo excessivamente guloso, excessivamente pecaminoso e excessivamente engordativo. E nada melhor claro está do que um bolo de chocolate. Mas não é um bolo de chocolate qualquer.

Este pequeno é composto por três andares de bolo de chocolate húmido e denso e recheado e coberto por um maravilhoso buttercream e molho de caramelo salgado. Parece-vos excessivo? Pois bem é mesmo mas o que este bolo tem de excessivo tem também de divinal e cada garfada vale bem a total rendição ao pecado da gula.


A receita que usei de caramelo salgado foi a do post anterior que podem encontrar aqui mas podem sempre optar por fazer outra receita ou mesmo usar um caramelo de compra. É um bolo um pouco trabalhoso mas eu optei por ter a massa, o molho de caramelo e o buttercream feitos de véspera e no dia foi só montar.


Já sabem que podem colocar mais ou menos caramelo salgado ou mais ou menos buttercream conforme o vosso gosto. A foto que vocês vêm neste post é uma versão mini que acabei também por fazer para conseguir partilhar convosco cada pormenor da receita sem que o bolo da aniversariante saísse danificado. Claro que também me permitiu fazer o sacrifício de prová-lo antecipadamente. Espero que gostem e experimentem! A receita veio daqui.


Ingredientes:
Massa:
2 chávenas de açúcar branco;
1 chávena de açúcar amarelo;
2+3/4 de chávenas de farinha de trigo;
1+1/2 chávenas de cacau em pó peneirado;
3 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) bem cheia de fermento em pó;
1 c. (chá) de sal;
3 ovos grandes;
2 gemas;
1+1/2 chávenas de natas;
1/3 chávena de leite;
3/4 de chávena de óleo de girassol;
2 c. (sopa) de essência de baunilha;
1+1/2 chávenas de água quente.

Buttercream:
450 gr de manteiga sem sal amolecida não derretida;
4+1/2 chávenas de açúcar em pó peneirado;
3/4 chávena de cacau em pó peneirado;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1/2 c. (chá) de sal;
3 c. (sopa) de natas;
2 c. (sopa) de molho de caramelo salgado.

Molho de caramelo salgado:
1+1/4 chávenas de molho de caramelo salgado;
flor de sal q.b.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte e forre com papel vegetal o fundo de três formas redondas com cerca de 22 cm de diâmetro. Comece por preparar o bolo misturando os açúcares com a farinha, o cacau, o bicarbonato, o fermento e o sal e reserve. Num outro recipiente bata os ovos, as gemas, o óleo, as natas, o leite e a essência de baunilha. Deposite esta mistura sobre os ingredientes secos  envolvendo até ter uma mistura uniforme. Entretanto adicione a água quente batendo a massa por mais 1 minuto. Divida a massa pelas três formas e leve ao forno durante cerca de 35 minutos vigiando sempre. Deixe-os arrefecer um pouco e desenforme-os. Entretanto prepare o buttercream batendo a manteiga durante cerca de 3 minutos. Reduza a velocidade e adicione o açúcar em pó e o cacau e bata por mais 2 minutos. Adicione a baunilha, as natas e o caramelo e bata por mais 3 minutos. Se achar que o buttercream está muito espesso adicione um pouco mais de natas. Se achar que não está suficientemente espesso adicione um pouco mais de açúcar em pó. Quando o bolo estiver totalmente frio comece a sua montagem - coloque num prato de servir um dos bolos, de seguida coloque um pouco de buttercream, 1/2 chávena de caramelo e umas pedrinhas de flor de sal. Coloque o segundo bolo por cima e repita o processo. Coloque o terceiro bolo e leve tudo ao frigorífico durante cerca de 20 minutos para ganhar alguma consistência. Passado esse tempo coloque o restante buttercream cobrindo todo o bolo. Deposite o restante caramelo e salpique com mais um pouco de flor de sal. Leve ao frigorífico até ao momento de servir.

Nota: se não tiver três formas de bolo pode simplesmente fazer um bolo de cada vez ou optar por fazer um único bolo numa forma maior, dividindo-o em três no final. Neste último caso não se esqueça que o tempo de cozedura vai aumentar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: cerca de 25 fatias;
tempo de preparação: 1h30min + 35min cozedura;
dificuldade: média;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

cozinha100segredos disse...

Deve ser de bradar aos céus! Beijinhos

Marlene Teixeira disse...

OMG :O Que bolo guloso! Eu adoroooo caramelo com chocolate, é daquelas combinações que fazem ficar de água na boa...imagino o sabor! Que maravilha, essa versão mini é um taste test merecido :D

Enviar um comentário