RSS

Brownies de abacate com cobertura de chocolate e nozes

Começo já por confessar-vos que não era grande fã de abacate. No meu primeiro contacto com abacate achei-o sem sabor e com uma textura verdadeiramente estranha. Mas com o tempo fui aprendendo a cozinhá-lo de diversas formas e fui aprendendo a gostar do seu sabor. Eu sou da opinião de que podemos perfeitamente treinar o nosso paladar e aprender a gostar de alimentos diferentes.


A receita que vos trago hoje, num primeiro olhar, parece verdadeiramente pecaminosa mas enganam-se. Trago-vos uns maravilhosos brownies feitos com abacate e farinha de amêndoa, sem glúten, que são verdadeiramente deliciosos.


De consistência húmida parecem quase uma mousse de chocolate de sabor intenso. O truque está sempre em não deixar cozer demasiado os brownies para que se tornem bem húmidos. Como se não bastasse ainda são cobertos com uma "ganache" também ela muito pouco pecaminosa e nozes pecan. Sendo uma apreciadora compulsiva de brownies, esta receita tornou-se uma das minhas favoritas. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Massa:
120 gr de chocolate negro grosseiramente picado;
2 abacates médios maduros;
3/4 chávena de açúcar amarelo;
2 c. (chá) de café solúvel;
2 c. (chá) de essência de baunilha;
2 ovos;
1/2 chávena de cacau em pó;
1/2 chávena de amêndoa ralada;
1 pitada de sal.

Cobertura:
1/3 chávena de mel;
1/3 chávena de cacau em pó;
1/4 chávena de óleo de côco;
60 gr de chocolate negro grosseiramente picado;
nozes pecan q.b

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro retangular com papel vegetal. Comece pela massa e derreta 60 gr de chocolate negro em banho maria e reserve. Num processador coloque o abacate, o açúcar amarelo, a baunilha e o café até obter um puré. Adicione o chocolate derretido, os ovos, a amêndoa, o cacau e o sal e pulse o processador até ter uma mistura uniforme. Retire a massa do processador e adicione as restantes 60 gr de chocolate grosseiramente picado e envolva. Deposite os brownies num tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Retire e deixe arrefecer totalmente. Entretanto prepare a cobertura levando a lume brando mel, o óleo de coco e o chocolate negro até derreter totalmente. Retire do lume e adicione o cacau misturando bem para que não fique com grumos. Deposite a cobertura sobre os brownies, coloque algumas nozes pecan grosseiramente picadas e leve ao frigorifico durante cerca de 1 hora. Na hora de servir corte em quadrados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 15;
tempo de preparação: 30min + 30min cozedura + 1h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate e abacate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Carla Ramalho disse...

Eu também sou da tua opinião, não existe aquela coisa de não gosto disto ou daquilo, o paladar pode evoluir se o treinarmos. Eu também não gostava de abacate por o achar sem qualquer gosto mas hoje em dia até gosto bastante em algumas receitas. Este bolinho é perfeito para quem diz "não" ao abacate, depois de provar um quadradinho nunca mais parar de comer :D
Beijinhos ...
Guloso qb

cozinha100segredos disse...

Já fiz mousses de abacate mas brownies nunca me ocorreria! E eu sou viciada em brownies por isso estes vão ser a primeira coisa que vou fazer quando tiver abacates! Beijinhos

Receitas e Truques da Clarinha disse...

humm que delicia de brownie.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/06/arroz-de-alheira-de-bacalhau.html

Enviar um comentário