RSS

Bolo de curgete, limão e azeite

Sabem aquelas receitas que temos guardadas há alguns meses para fazer mas que acabamos sempre por adiar? Pois bem esta é uma delas! Assim que a vi neste site adorei o seu aspecto, os seus ingredientes e já imaginaria o seu sabor. Mas seja porque não tinha todos os ingredientes, seja por preguiça ou porque simplesmente não estamos para aí virados acabei por adiá-la até hoje. E ainda bem que já a experimentei pois este bolo de curgete, limão e azeite é uma pequena delícia.


Adoro este tipo de bolos - húmidos, densos, de sabor intenso que invadem a nossa cozinha com aromas fortes e que, assim que o provamos, ficamos com uma sensação de total satisfação e conforto. E para os que não são fãs de curgete não se preocupem que o sabor não se nota nada. A curgete apenas confere ainda mais humidade a este guloso bolo. Se quiserem que a curgete passe totalmente despercebida basta tirarem-lhe a casca. E vendo bem temos mais uma receita de um bolo saudavel! Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
3 chávenas de curgete ralada (cerca de 2 médias);
raspa de 2 limões grandes;
2 c. (chá) de essência de baunilha;
3 ovos;
1 chávena de azeite extra virgem com baixa acidez;
2 chávenas de açúcar amarelo;
2 chávenas de farinha sem fermento;
1 c. (chá) de sal;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1/2 c. (chá) de fermento em pó.

Modo de preparação:
Pré-aqueça a forno a 180°C e forre um papel vegetal uma forma grande de bolo inglês. Comece por misturar a curgete com 1/4 chávena de açúcar amarelo e coloque-a numa peneira para que escorra todo o excesso de água. Entretanto bata bem os ovos, com a baunilha, a raspa de limão e o restante açúcar. Adicione o azeite e, por fim, a farinha, o fermento, o sal e o bicarbonato não mex não em demasia. Por último, envolva a curgete escorrida, deposite na forma e leve a cozer durante cerca de 70 minutos. Deixe arrefecer na forma por 20 minutos e desenforme.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 14;
tempo de preparação: 30min + 70min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: curgete.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

Iza disse...

O interior está fantástico!! Parece húmido, mesmo como eu gosto :)
Bjs

cozinha100segredos disse...

Adoro bolos com courgete e esse, pelo aspeto, vê-se logo que é uma delícia! beijinhos

São Ribeiro disse...

Há muito que ando para fazer um bolo com courgette, mas quando fizer não posso dizer cá em casa o que leva senão os esquesitos nem provam.
Esse tem mesmo o interior como eu gosto
Boa semana

Tânia Tiago disse...

Mnham, mnham... Magnífico.
Beijinhos

http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

Enviar um comentário