RSS

Bolinhos de amêndoa, mel e morangos e o 3° aniversário

Parece estranho mas já se passaram 3 anos desde que este blog foi criado. Tudo começou com uma receita de brownies de chocolate que acabaram por dar o nome ao blog. E receita após receita com todos os vossos comentários de incentivo e um aumento crescente de visualizações, o blog foi crescendo, lentamente, sem sobressaltos nem obrigações, ao sabor da vontade de cozinhar. Obrigada mais uma vez a todos os que me acompanham. E como já disse aqui noutras ocasiões, nada disto faria sentido se não fossem vocês! E agora vamos à receita - para esta comemoração nada melhor do que uma receita bem gulosa.


Desta vez trago-vos um delicado bolo de amêndoa, mel e morangos mas numa versão mini. Claro está que podem fazer este bolo num formato normal mas sabem como eu gosto destas miniaturas!


De textura húmida e delicada este bolo de amêndoa é coberto com mel assim que sai do forno e posteriormente recheado com um guloso chantilly de morangos. Parece-vos bem? A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Bolinhos:
175 gr de manteiga amolecida;
1/4 chávena de açúcar amarelo;
1/2 chávena de mel;
raspa de 1 limão médio;
3 ovos;
1,5 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (chá) bem cheia de bicarbonato de sódio;
2 chávenas de farinha com fermento;
1 chávena de amêndoa ralada;
1 iogurte grego natural.

Recheio e cobertura:
1 iogurte grego natural;
100 ml de natas para chantilly;
2 c. (sopa) de açúcar em pó;
300 gr de morangos partidos em pequenos pedaços.

Decoração:
morangos inteiros q.b;
amêndoas laminadas q.b.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um papel vegetal um tabuleiro rectangular. Prepare-se cerca de 8 aros para bolos, unte-os com manteiga e coloque-os sobre o tabuleiro. Comece por bater a manteiga, com o açúcar amarelo, a baunilha, 1/4 chávena de mel e a raspa de limão até obter um creme fofo. Adicione os ovos um a um batendo bem entre cada adição. De seguida, adicione a farinha e o bicarbonato envolvendo a massa sem bater em demasia. Por fim, adicione o miolo de amêndoa e o iogurte grego. Misture tudo e divida a massa pelos aros. Leve a cozer durante cerca de 25 minutos. Deixe-os arrefecer uns 10 minutos e desenforme os bolinhos. Com a ajuda de um palito faça vários furinhos no topo dos bolinhos e distribua o restante mel. Deixe-os arrefecer por completo e divida os bolos ao meio. Prepare o recheio e cobertura batendo as natas com o açúcar até formar chantilly. Envolva o iogurte grego e os morangos. Distribua este creme pelos bolinhos recheando-os e cobrindo-os. Decore com mais morangos e amêndoas laminadas.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8 bolinhos;
tempo de preparação: 40min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: amêndoa.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Carla Ramalho disse...

Parabéns pelo aniversário, que venham outros tantos no mínimo e de preferência repletos destas doçuras que sempre nos presentei-as :)
Beijinhos ...
Guloso qb

cozinha100segredos disse...

Parabéns! Que continues muitos mais anos a surpreender-nos com receitas deliciosas! Beijinhos

Tânia Tiago disse...

Uau... Que aspecto delicioso. Adorei!!
Parabéns pelos 3 anos de blog :)
Beijinhos

http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

Enviar um comentário