RSS

Bundt de chocolate com molho de caramelo salgado

Bem sei que ainda devem estar todos um pouco enfartados com tudo o que se comeu e ainda se come da mesa de Natal mas não podia de deixar de partilhar convosco esta maravilhosa receita. Trata-se de um denso bolo bundt de chocolate regado com um pecaminoso molho de caramelo salgado. Caramelo e chocolate ligam na perfeição mas caramelo salgado e chocolate não poderia ser melhor. Apesar desta receita levar bastante açúcar, o resultado final é tudo menos enjoativo. Esta receita rende bastante e serve na perfeição cerca de 16 pessoas por isso podem sempre por fazer apenas metade da receita do bolo e servir com a mesma quantidades caramelo. Parece-vos bem? Esta receita de caramelo é também ideal para servir com gelado ou mesmo umas deliciosas panquecas de banana porque não? A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
Bolo:
100 gr de cacau em pó;
200 ml de água a ferver;
340 gr de farinha com fermento;
2 c. (chá) de fermento em pó;
400 gr de açúcar;
5 ovos;
1 c. (sopa) de essência de baunilha;
275 gr de manteiga amolecida.

Molho:
75 gr de manteiga;
50 gr de açúcar branco;
50 gr de açúcar amarelo;
50 gr de mel;
100 ml de natas;
2 c. (chá) de flor de sal.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte bem uma forma de bundt ou uma forma simples redonda com buraco. Comece por misturar o cacau com a água a ferver. De seguida, adicione os ovos, o açúcar, a baunilha e a manteiga amolecida e bata bem durante cerca de 1 minuto. Por fim adicione o fermento e a farinha previamente peneirados envolvendo bem a massa. Deposite na forma e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Deixe arrefecer durante cerca de 10 minutos na forma e desenforme. Entretanto prepare o molho de caramelo salgado levando ao lume os açúcares, o mel e a manteiga. Deixe ferver durante cerca de 5 minutos e adicione as natas e a flor de sal, deixando ferver durante mais 1 minuto. Deixe arrefecer e regue o bolo já frio com este molho.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 16;
tempo de preparação: 25min + 45min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate e caramelo.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

Filipa Lemos disse...

E agora vem o ano novo e depois no dia de reis segue-se os meus anos. Ainda há muito doce para fazer e comer pela frente!! Esse molho em cima da fatia de chocolote deve ser qq coisa!

cozinha100segredos disse...

Receitas dessas nunca fartam! Levo-a comigo! Beijinhos

Unknown disse...

Hm, que delícia! Chocolate e caramelo é uma óptima combinação.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Enviar um comentário