RSS

Biscoitos de amêndoa, chocolate e côco sem glúten

Para início deste mês de novembro trago-vos mais uma receita saudável e sem glúten. Como já devem ter reparado, ultimamente as receitas do blog têm sido mais viradas para versões saudáveis, sem glúten ou com ingredientes alternativos como a quinoa. Se me perguntarem o porquê não vos sei dizer bem. Acho que há alturas em que o nosso próprio organismo pede por alimentos diferentes, pede por um reset e é um pouco isso que as receitas demonstram. Obviamente que não abdico do meu maravilhoso chocolate de preferência bem negro mas com conta peso e medida pelo menos por agora. Já sei que com a época das festas a aproximar-se a desgraça nutricional vem por aí e nessa altura se calhar já não serei tão ponderada.


Quanto à receita posso dizer-vos que estes biscoitinhos são verdadeiramente deliciosos. Feitos com farinha de amêndoa, não tem glúten e levam a quantidade ideal de chocolate para uma pequena guloseima depois de jantar. O difícil é mesmo não os comer todos de uma vez.


São crocantes por fora e bem húmidos por dentro. Acho que ficam melhores no dia seguinte já que o sabor do coco e do chocolate se intensificam - isto claro está se sobrarem para o dia seguinte! A receita veio daqui. Espero que gostem e experimentem.


Ingredientes:
1+1/4 chávenas de miolo de amêndoa ralado;
1/2 chávena de côco ralado;
1/3 chávena de açúcar amarelo;
30 gr de chocolate negro (usei com 70% de cacau);
1/2 c. (chá) de fermento em pó;
1/2 c. (chá) de extracto de baunilha;
3 c. (sopa) de óleo de côco derretido ( ou outro óleo vegetal);
1 ovo;
1 pitada de sal.

Modo de preparação:
Comece por mistura o miolo de amêndoa com o chocolate grosseiramente picado, o côco, o fermento, o sal e o açúcar e reserve. Noutro recipiente bata ovo até dobrar de tamanho, adicione a baunilha e o óleo de côco derretido. Adicione os ingredientes secos e misture bem. Deixe a massa repousar no frigorífico durante 30 minutos. Passado esse tempo pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Faça pequenas bolinhas de massa do tamanho de nozes e acha-te-as ligeiramente com o dedo. Leve a cozer durante cerca de 10 a 12 minutos até começarem a ganhar um pouco de cor. Deixe arrefecer totalmente e guarde num recipiente hermeticamente fechado.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
tempo de preparação: 15min + 30min frigorifico + 12 min cozedura;
nº porções: 20 biscoitos;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: amêndoa, chocolate e côco.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

cozinha100segredos disse...

Vou fazer e tenho a certeza que vou adorar! Beijinhos

O Cantinho dos Gulosos disse...

estão mesmo apetitosos, devem ser bem deliciosos de certeza.


O Cantinho dos Gulosos

Luisa Alexandra disse...

Tão apetitosos e o que mais gostei é que são super fáceis de fazer!

Carla Ramalho disse...

Estão com um aspecto mesmo guloso, só com ingredientes que eu gosto :)
Convido-te a fazer-me uma visita em Gulosoqb

Enviar um comentário