RSS

Mini cheesecakes de chocolate branco e romã

A receita que vos trago hoje já chama um pouco pela época natalícia em que estamos a entrar. Trata-se de um cheesecake de chocolate branco com romã cujo resultado é verdadeiramente divinal. E já sabem que adoro cheesecakes e tudo o que possa levar queijo. Acho que depois dos brownies, os cheesecakes são a minha sobremesa de eleição. E se forem gulosos como este melhor ainda.


Esqueçam desde já a dieta que esta receita é um verdadeiro pecado ideal para dias especiais ou não! A frescura da romã liga na perfeição com a densidade deste belo cheesecake. Nesta receita optei por fazer a base de raiz em vez da tradicional mistura de bolacha e manteiga e o resultado foi uma deliciosa base estaladiça e amanteigada. Utilizei o queijo fresco natural cool da saloio que lhe confere uma cremosidade extra juntamente com o chocolate branco derretido. Esta receita apesar de trabalhosa se optarem por fazer em versão mini, é muito simples mas se quiserem poupar algum tempo e trabalho podem optar por um cheesecake gigante. Espero que gostem! E com esta receita participo no passatempo "As mais belas receitas de Natal".


Ingredientes:
Base:
200 gr de farinha;
100 gr de miolo de amêndoa ralado;
150 gr de manteiga à temperatura ambiente;
125gr de açúcar.

Cheesecake:
4 ovos;
100 gr de açúcar;
600 gr de queijo fresco natural cool saloio;
200 gr de chocolate branco;
200 ml de natas;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
raspa de meio limão.

Cobertura:
Bagos de romã q.b
Açúcar em pó q.b

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro um papel vegetal. Prepare os aros (cerca de 8) para os cheesecakes individuais untando-os com manteiga e colocando-os no tabuleiro. Se optar por um cheesecake grande utilize uma forma redonda de fundo amovível e forre o seu fundo com papel vegetal também. Comece por preparar a base misturando todos os ingredientes até obter uma massa macia. Molde bolinhas e forre o fundo dos aros espalmando bem para uniformizar a base. Leve-os ao forno durante cerca de 20 minutos até dourarem ligeiramente e reserve. Entretanto prepare a base derretendo o chocolate branco com as natas no microondas ou em banho-maria e reserve. Bata os ovos com o açúcar, o queijo creme, a baunilha e a raspa de limão. De seguida adicione o chocolate branco derretido até obter uma mistura uniforme. Divida o  cheesecake pelos aros e leve de novo ao forno durante mais 25 minutos. Verifique se estão cozidos e deixe-os no forno desligado por mais 20 minutos para não estalarem. Depois de frios desenforme-os e decore-os com bagos de romã e açúcar em pó a gosto.

Nota: se optar pelo cheesecake grande verifique os tempos de cozedura pois serão um pouco mais. Neste caso o cheesecake deverá estar no forno durante cerca de 40 minutos.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 30min + 45min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: queijo creme.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolinhas de côco e banana com ou sem chocolate

A receita que vos trago hoje não podia ser mais simples - coco e banana apenas! Parece-vos bem? Como tinha uma quantidade generosa de côco ralado no armário, resolvi misturá-lo com banana esmagada, moldar e levar estas pequenas bolinhas ao forno.


Já tinha feito uma receita semelhante com aveia mas na altura misturei mais alguns ingredientes. Desta vez posso dizer que fui mesmo preguiçosa. Para tornar estas pequenas bolinhas ainda mais gulosas passei algumas por chocolate negro derretido.


Posso dizer que o resultado foi um snack bem guloso e reconfortante sem glúten e bem saudável. E assim se passou uma tarde com muito frio lá fora - sem complicações e com pouca loiça suja para lavar!

Ingredientes:
1,5 chávenas de côco ralado;
1 banana média;
chocolate negro derretido q.b (opcional).

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro com papel vegetal. Esmague a banana e misture-a com o côco até obter uma massa uniforme. Molde pequenas bolinhas e leve-as ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer um pouco antes de devorá-las. Passe-as por chocolate derretido se desejar.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: cerca de 11 bolinhas;
tempo de preparação: 10min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: côco.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de chocolate sem glúten com creme de nutella

Para ocasiões especiais, bolos especiais. Este bolo tinha alguns requisitos: deveria ser, preferencialmente, sem glúten, deveria ser, preferencialmente, de chocolate e não deveria conter nozes nem sultanas. E o resultado foi esta maravilha cujo interior húmido se desfaz a cada dentada e com uma cobertura e recheio de comer e chorar por mais. 


Este bolo de chocolate é feito com farinha de amêndoa e de arroz e tem baixo teor de gorduras saturadas e pouca quantidade de açúcares adicionados, sendo por si só bastante saudável. Mas confesso que com esta dose de recheio e cobertura que fiz a versão saudável foi um pouco corrompida. Podem sempre optar por fazer apenas o bolinho mas com este creme de nutella vão torná-lo verdadeiramente espantoso e festivo. 


Podem também utilizar este recheio para crepes ou panquecas porque não? 


A receita foi adaptada daqui. Confesso que estou a ficar fã da farinha de amêndoa e de arroz em substituição da farinha de trigo e da manteiga. Espero que gostem e experimentem!

Ingredientes:
Bolo:
2 chávenas de miolo de amêndoa ralado;
1/2 chávena de farinha de arroz;
1/2 chávena de açúcar amarelo;
6 c. (sopa) de cacau em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1/2 c. (chá) de fermento em pó;
1 pitada de sal;
4 ovos grandes;
250 gr de iogurte natural;
1/4 chávena de mel;
3 c. (sopa) de óleo de côco derretido;
2 c. (chá) de essência de baunilha;
chocolate negro q.b grosseiramente picado para decorar.

Recheio e cobertura:
400 gr de queijo creme magro;
4 c. (sopa) de nutella à temperatura ambiente;
1 c. (chá) de essência de baunilha.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma redonda e forre o seu fundo com papel vegetal. Misture o miolo de amêndoa com a farinha de arroz, o açúcar amarelo, o cacau em pó; o bicarbonato de sódio, o fermento em pó e o sal e reserve. Num outro recipiente bata os ovos até obter um creme esbranquiçado, adicione o iogurte, o mel, o óleo de côco e a essência de baunilha. Adicione esta última mistura aos ingredientes secos e envolva sem bater em demasia. Deposite na forma e leve ao forno durante cerca de 25 a 30 minutos. Deixe arrefecer totalmente e corte-o ao meio. Entretanto prepare o recheio e a cobertura misturando bem todos os ingredientes. Deposite metade do creme sobre uma das metades do bolo, coloque a outra metade por cima e volte a depositar o restante creme sobre o bolo. Decore a gosto com pedaços de chocolate negro.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 fatias;
tempo de preparação: 30min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Biscoitos de amêndoa, chocolate e côco sem glúten

Para início deste mês de novembro trago-vos mais uma receita saudável e sem glúten. Como já devem ter reparado, ultimamente as receitas do blog têm sido mais viradas para versões saudáveis, sem glúten ou com ingredientes alternativos como a quinoa. Se me perguntarem o porquê não vos sei dizer bem. Acho que há alturas em que o nosso próprio organismo pede por alimentos diferentes, pede por um reset e é um pouco isso que as receitas demonstram. Obviamente que não abdico do meu maravilhoso chocolate de preferência bem negro mas com conta peso e medida pelo menos por agora. Já sei que com a época das festas a aproximar-se a desgraça nutricional vem por aí e nessa altura se calhar já não serei tão ponderada.


Quanto à receita posso dizer-vos que estes biscoitinhos são verdadeiramente deliciosos. Feitos com farinha de amêndoa, não tem glúten e levam a quantidade ideal de chocolate para uma pequena guloseima depois de jantar. O difícil é mesmo não os comer todos de uma vez.


São crocantes por fora e bem húmidos por dentro. Acho que ficam melhores no dia seguinte já que o sabor do coco e do chocolate se intensificam - isto claro está se sobrarem para o dia seguinte! A receita veio daqui. Espero que gostem e experimentem.


Ingredientes:
1+1/4 chávenas de miolo de amêndoa ralado;
1/2 chávena de côco ralado;
1/3 chávena de açúcar amarelo;
30 gr de chocolate negro (usei com 70% de cacau);
1/2 c. (chá) de fermento em pó;
1/2 c. (chá) de extracto de baunilha;
3 c. (sopa) de óleo de côco derretido ( ou outro óleo vegetal);
1 ovo;
1 pitada de sal.

Modo de preparação:
Comece por mistura o miolo de amêndoa com o chocolate grosseiramente picado, o côco, o fermento, o sal e o açúcar e reserve. Noutro recipiente bata ovo até dobrar de tamanho, adicione a baunilha e o óleo de côco derretido. Adicione os ingredientes secos e misture bem. Deixe a massa repousar no frigorífico durante 30 minutos. Passado esse tempo pré-aqueça o forno a 180°C e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Faça pequenas bolinhas de massa do tamanho de nozes e acha-te-as ligeiramente com o dedo. Leve a cozer durante cerca de 10 a 12 minutos até começarem a ganhar um pouco de cor. Deixe arrefecer totalmente e guarde num recipiente hermeticamente fechado.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
tempo de preparação: 15min + 30min frigorifico + 12 min cozedura;
nº porções: 20 biscoitos;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: amêndoa, chocolate e côco.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS