RSS

Crumble integral de marmelo

Hoje foi dia de crumble por estes lados. Com o cenário meteorológico a vincar a presença do outono, as sobremesas mornas ou quentes sabem lindamente e, como não podia deixar de ser, o crumble está no topo da lista. Pessoalmente gosto dos crumbles com muita fruta e menor quantidade de cobertura crocante cerca de 2/3 para 1/3 mas se vocês preferirem o contrário basta ajustarem a quantidade dos ingredientes ao vosso gosto. Este crumble é feito com marmelos.


Apesar de ser uma fruta utilizada maioritariamente no fabrico de marmelada e geleias, o marmelo é excelente para o crumble já que é bastante resistente ao calor mantendo perfeitamente a sua textura e forma depois de ir ao forno. O seu travo mais ácido contrasta lindamente com o crocante e doçura da cobertura. Eu optei por fazer um crumble não muito doce e com farinha integral mas se forem muito gulosos podem ser optar por aumentar um pouco a quantidade de açúcar e utilizar farinha de trigo normal. E claro está que foi servido com um belíssimo iogurte natural salpicado por um fio de mel. Espero que gostem desta sugestão saudável para um crumble um pouco diferente.


Ingredientes:
Base:
1 kg de marmelos;
1 laranja (sumo e raspa);
1 c. (sopa) de miolo de amêndoa ralado;
2 c. (sopa) bem cheias de açúcar amarelo;
1 c. (chá) de canela;
1 c. (café) de essência de baunilha.

Cobertura:
75 gr de farinha integral;
50 gr de flocos de aveia;
50 gr de açúcar amarelo;
50 gr de manteiga magra gelada;
1 c. (café) de canela;
iogurte natural e mel q.b para servir.

Modo de preparação:
Comece por arranjar os marmelos partindo-os em pequenos pedaços. Deposite-os num forma que possa ir ao forno. Regue-os com o sumo de laranja e de seguida junte-lhes a raspa da laranja. Adicione o açúcar, o miolo de amêndoa ralado, a canela e a baunilha e envolva os pedaços de marmelos uniformemente. Entretanto pré-aqueça o forno a 180ºC. Prepare a cobertura misturando todos os ingredientes com a ponta dos dedos até obter uma massa que se esfarele nos dedos. Deposite a cobertura sobre os marmelos e leve ao forno durante cerca de 20 a 25 minutos. Sirva morno com iogurte natural e um fio de mel por cima.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 6;
tempo de preparação: 35min + 20 min cozedura;
dificuldade: fácil;
apto para crianças: sim;
vegetariano: sim;
ingrediente principal: marmelos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

cozinha100segredos disse...

Também sou como tu, prefiro os brownies assim! E impressionante mas nunca consigo vir aqui sem levar nada! Levo a ideia para fazer amanha, mas como nao tenho marmelos será com maçã! Beijinhos

Carla Ramalho disse...

Gostei bastante da sugestão, levo comigo a ideia.

Visite-me em Gulosoqb

Enviar um comentário