RSS

Bolo de quinoa chocolate e banana sem glúten

Imaginam um bolo de chocolate denso, húmido, reconfortante e que, ainda por cima, não leva um grão de açúcar nem uma colher de manteiga e é isento de gluten? Pois bem este é o bolo!


Feito com quinoa este bolo de chocolate tornou-se um dos meus pecados sem culpa preferido. Na receita original, não era utilizado qualquer chocolate em tablete mas vocês já sabem que eu não vivo sem chocolate e, além disso, tinha algum receio que o seu sabor apenas com o cacau e a banana esmagada fosse um pouco amargo. Mesmo com um pouco de chocolate extra não se preocupem que este bolinho é mesmo amigo das nossas ancas! Cada fatia ronda cerca de 180 calorias com elevado teor proteico da quinoa e baixo teor de gordura!


E para aqueles que não gostam de quinoa acho que rapidamente vão mudar de ideias. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
2 chávenas de quinoa cozida;
1 banana grande madura esmagada;
3 ovos;
3 c. (sopa) de cacau em pó;
3 c. (sopa) de farinha de arroz ou amido de milho;
1 c. (chá) de canela;
1 c. (chá) de fermento em pó;
100 gr de chocolate negro com cerca de 40% de cacau grosseiramente picado;
1 pitada de sal.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e prepare uma forma de rectangular de silicone. Misture todos os ingredientes excepto o chocolate negro. Verta para uma tigela e envolva os pedaços de chocolate. Deposite na forma e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer e desenforme.

Nota: para preparar as 2 chávenas de quinoa cozida leve ao lume 3/4 de chávena de quinoa crua previamente lavada com 1,5 chávenas de água e deixe ferver durante 15 minutos até que a água evapore totalmente.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 10min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: quinoa.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

cozinha100segredos disse...

Este bolo não podia vir em melhor altura! Estou há algum tempo numa fase de perder peso e precisava de um bolo bem guloso mas saudável e este não podia ser mais perfeito! Obrigada!!!!!!! Beijinhos

Enviar um comentário