RSS

Bolo de quinoa chocolate e banana sem glúten

Imaginam um bolo de chocolate denso, húmido, reconfortante e que, ainda por cima, não leva um grão de açúcar nem uma colher de manteiga e é isento de gluten? Pois bem este é o bolo!


Feito com quinoa este bolo de chocolate tornou-se um dos meus pecados sem culpa preferido. Na receita original, não era utilizado qualquer chocolate em tablete mas vocês já sabem que eu não vivo sem chocolate e, além disso, tinha algum receio que o seu sabor apenas com o cacau e a banana esmagada fosse um pouco amargo. Mesmo com um pouco de chocolate extra não se preocupem que este bolinho é mesmo amigo das nossas ancas! Cada fatia ronda cerca de 180 calorias com elevado teor proteico da quinoa e baixo teor de gordura!


E para aqueles que não gostam de quinoa acho que rapidamente vão mudar de ideias. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
2 chávenas de quinoa cozida;
1 banana grande madura esmagada;
3 ovos;
3 c. (sopa) de cacau em pó;
3 c. (sopa) de farinha de arroz ou amido de milho;
1 c. (chá) de canela;
1 c. (chá) de fermento em pó;
100 gr de chocolate negro com cerca de 40% de cacau grosseiramente picado;
1 pitada de sal.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e prepare uma forma de rectangular de silicone. Misture todos os ingredientes excepto o chocolate negro. Verta para uma tigela e envolva os pedaços de chocolate. Deposite na forma e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer e desenforme.

Nota: para preparar as 2 chávenas de quinoa cozida leve ao lume 3/4 de chávena de quinoa crua previamente lavada com 1,5 chávenas de água e deixe ferver durante 15 minutos até que a água evapore totalmente.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 10min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: quinoa.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Trifle de limão merengado

A receita que vos trago hoje é ideal para aqueles dias em que precisamos de algo rápido, simples mas igualmente delicioso. Trata-se de um trifle de limão merengado feito com as deliciosas madalenas Dan Cake.


O seu sabor cítrico intenso lembra um pouco as tradicionais tartes de limão merengadas com a vantagem de dar muito menos trabalho a fazer. Se não tiverem tempo ou se não vos apetecer podem sempre optar por comprar o lemon curd e assim só terão de fazer o merengue. Espero que gostem desta sugestão rápida e simples para um dia atarefado. Se forem muito gulosos façam o dobro do lemon curd para cobrir bem as madalenas.


Ingredientes:
Bolo:
1 embalagem de madalenas Dan Cake;

Lemon curd:
3 gemas;
25 gr de manteiga amolecida;
70 gr de açúcar;
raspa e sumo de 1 limão médio;

Merengue:
3 claras;
3 c. (sopa) de açúcar.

Modo de preparação:
Comece por preparar o lemon curd levando ao lume todos os ingredientes e mexendo até engrossar. Deixe arrefecer totalmente e reserve. Entretanto parta as madalenas Dan Cake em pequenos pedaços e distribua-as por tacinhas individuais ou por uma taça grande. Coloque o lemon curd sobre as madalenas e reserve. Entretanto prepare o merengue batendo as claras em castelo firme. De seguida adicione o açúcar e continue a bater até obter o merengue. Com a ajuda de um saco de pasteleiro deposite pequenas porções de merengue sobre o lemon curd. De seguida queime um pouco o merengue com a ajuda de um maçarico. Leve ao frigorífico até à hora de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 6 a 8;
tempo de preparação: 20 min;
dificuldade: fácil;
apto para crianças: sim;
vegetariano: sim;
ingrediente principal: madalenas Dan Cake.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de morangos glaciado

Em pleno mês de setembro e prestes a terminar o verão resolvi trazer-vos uma receita com morangos. Este bolo tem tudo o que mais gosto numa receita - massa fofa e húmida, fruta sumarenta, e uma cobertura crocante.


O resultado foi delicioso mas confesso que tive sérias dúvidas em publicar esta receita já que o desenformar deste bolo não correu tão bem como queria. Como o fiz numa forma redonda de buraco e os morangos largaram bastante suco criando algum caramelo no fundo, acabou por partir-se um pouco.


A cobertura glacé acabou por salvar um pouco o problema. Eu optei por colocá-la ainda com o bolo quente criando-lhe uma humidade extra e depois de fria acaba por ficar bem crocante. De qualquer maneira e mesmo com uma apresentação não tão bonita está pequena maravilha acabou por desaparecer num dia! A receita foi inspirada aqui. Espero que gostem!


Ingredientes:
Massa:
250 gr de farinha com fermento;
150 gr de açúcar branco;
50 gr de açúcar amarelo;
80 ml de óleo vegetal;
250 ml de buttermilk*
1 ovo grande;
350 gr de morangos frescos cortados em pequenos pedaços e envolvidos numa colher de sopa de farinha;
2 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
1 pitada de canela.

Glacé:
120 gr de açúcar em pó;
1/2 c. (chá) de essência de baunilha;
2 c. (sopa) de leite.

*buttermilk: para o fazer coloque algumas gotas de sumo de limão ou vinagre em 250 ml de leite e deixe repousar no frigorífico durante cerca de 30 minutos.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C e unte muito bem com manteiga uma forma redonda ou rectangular. Comece por misturar a farinha com o bicarbonato, o sal e a canela e reserve. Bata o ovo com os açúcares até obter um creme esbranquiçado, adicione o óleo, o buttermilk e a baunilha. Envolva a mistura da farinha sem bater em demasia e, por fim, adicione os morangos. Deposite na forma e leve ao forno durante cerca de 50 minutos vigiando sempre. Deixe arrefecer um pouco e desenforme. Entretanto prepare o glacé misturando todos os ingredientes até desfazer bem o açúcar. Deposite sobre o bolo ainda quente e deixe arrefecer totalmente antes de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 fatias;
tempo de preparação: 20min + 50min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: morangos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brownies de Maltesers

A receita que vos trago hoje é imprópria para quem está de dieta ou a tentar portar-se bem depois de umas férias com alguns abusos alimentares. Trata-se de uma receita de brownies cobertos com chocolate negro e Maltesers, aquelas pequenas bolinhas de chocolate que encontramos nas prateleiras laterais sempre que estamos prestes a pagar as nossas compras de supermercado.


Pois bem, não resisti e acabei por trazer uma embalagem XL e como não queria devorá-la de uma assentada optei por confeccionar estes pequenos pecados para partilhar com mais alguns gulosos! Nestes brownies fiz uma receita base de bolo de chocolate ao qual adicionei alguns Maltesers e cobri-o com uma simples ganache de chocolate negro ao qual adicionei mais alguns Maltesers. Muito simples como vêem e o resultado são uns brownies bem húmidos no interior e crocantes por cima. Espero que gostem!


Ingredientes:
200 gr de açúcar amarelo;
2 ovos;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
125 gr de manteiga derretida;
100 gr de farinha;
50 gr de cacau em pó;
1 c. (chá) de fermento em pó;
200 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
200 ml de natas;
1 embalagem grande de Maltesers (175gr).

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Comece por bater os ovos com o açúcar até obter um creme bem fofo e esbranquiçado. Adicione a manteiga e a essência de baunilha e, por fim, peneire a farinha, o cacau e o fermento para essa mistura envolvendo apenas a massa sem bater em demasia. Junte metade dos Matesers partidos grosseiramente à massa, envolva e deposite no tabuleiro. Leve ao forno durante cerca de 20 a 25 minutos. Retire e deixe arrefecer um pouco. Entretanto prepare a ganache levando ao lume as natas. Quando começarem a ferver retire do lume, junte o chocolate negro partido em pequenos pedaços e mexa bem estar totalmente derretido. Deposite a ganache sobre o bolo e, por último, espalhe os restantes Maltesers partidos grosseiramente. Leve ao frigorífico durante pelo menos 1 hora e na altura de servir desenforme e corte em quadrados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 20min + 20min cozedura + 1h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: Maltesers.

Até breve,


flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS