RSS

Quadrados de doce de leite, chocolate e aveia

A combinação de doce de leite com chocolate é algo de absolutamente irresistível. Nestes maravilhosos quadrados o sabor caramelizado do doce de leite funde-se com o sabor intenso do chocolate negro numa base e cobertura crocante de aveia.


Ideal para gulosos e menos gulosos já que, por estranho que possa parecer, estes deliciosos quadrados não ficam demasiado doces ou enjoativos. Optei por usar chocolate negro com 70% de cacau mas se forem muito gulosos podem sempre colocar chocolate de leite. Se não quiserem utilizar doce de leite podem sempre fazer como na receita original em que são derretidos caramelos de compra (cerca de 35) com natas (cerca de 120 ml). Nesta versão obterão uma camada de caramelo bem mais líquida. Seja como for espero que gostem e experimentem estes quadrados que são de comer e chorar por mais! Aconselho a comerem-nos à temperatura ambiente pois ficam bem mais cremosos, desfazendo-se a cada dentada!


Ingredientes:
150 gr de manteiga derretida;
150 gr de açúcar amarelo;
1 c. (sopa) de essência de baunilha;
125 gr de farinha com fermento;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
90 gr de flocos de aveia finos;
1 pitada de sal;
1 lata de doce de leite ou leite condensado cozido;
175 gr de chocolate negro partido grosseiramente.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Comece pela base misturando a manteiga derretida com a baunilha e o açúcar. Adicione a farinha, a aveia, o bicarbonato de sódio e a pitada de sal. Misture bem e forre o fundo da forma com cerca de metade (ou um pouco mais) desta mistura espalmando bem com a ajuda de uma espátula. Leve a cozer durante cerca de 10 minutos. Retire do forno espalhe o doce de leite por cima e alise com uma espátula. Se o doce de leite for muito espesso pode sempre pô-lo durante alguns segundos no microondas para amolecer e ser mais fácil espalhar. De seguida, coloque o chocolate picado e, por fim, esfarele por cima a restante mistura de aveia. Leve de novo ao forno durante mais 15 a 20 minutos. Deixe arrefecer totalmente e parta em quadrados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 quadrados;
tempo de preparação: 15min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: doce de leite e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Estão irresistíveis, que maravilha!

O Cantinho dos Gulosos disse...

que decadentes que gulosos que são esses quadrados.


O Cantinho dos Gulosos

cozinha100segredos disse...

Que quadrados deliciosos!

Enviar um comentário