RSS

Florentines

As bolachas Florentines ou Florentinas são originárias de Itália e são tradicionalmente confeccionadas na altura do natal devido à sua riqueza de frutos e frutas secas. Confesso que já estava há algum tempo para as confeccionar mas por algum ou outro motivo faltava-me sempre algum ingrediente. Optei por fazer uma versão mais leve apenas com amêndoas laminadas e chocolate negro com 70% de cacau. O único inconveniente desta receita em pleno verão é que ficamos lambuzadas de chocolate por todo o lado!


Crocantes, leves, sem glúten e cobertas de chocolate intenso são um lanche ideal em qualquer altura do ano. Espero que gostem desta sugestão! Podem utilizar se preferirem chocolate de leite ou mesmo chocolate branco ou fazer várias combinações porque não? A receita foi adaptada daqui.


Ingredientes:
1 chávena de amêndoas laminadas;
1 clara de ovo;
1/3 chávena de açúcar em pó;
1 c. (café) de essência de baunilha;
125 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
flor de sal q.b para finalizar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o fornos 180°C e forre com papel vegetal um tabuleiro rectangular. Misture as amêndoas com a clara de ovo, o açúcar em pó e a baunilha. Com a ajuda de uma colher coloque pequenas porções no tabuleiro e espalme-as de forma a dar-lhes um formato arredondado. Leve ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos vigiando sempre até ficarem bem lourinhas. Deixe-as arrefece. Entretanto derreta o chocolate negro e cubra uma das faces das bolachas com o chocolate. Leve-as ao frigorífico com o lado do chocolate voltado para cima para que sequem bem. Depois de secas coloque  com a ajuda de um garfo mais uma pequena porção de chocolate na outra face. Salpique com um pouco de flor de sal e leve de novo ao frigorífico até à hora de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 10 bolachas;
tempo de preparação: 20min + 20min cozedura + 20min frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: amêndoas e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

O Cantinho dos Gulosos disse...

aspeto delicioso :D, adoro essas bolachas


O Cantinho dos Gulosos

Luisa Alexandra disse...

Que tentação!
Gosto tanto :)

cozinha100segredos disse...

Devem ser muito boas! Bem crocantes e gulosas! Beijinhos

Enviar um comentário