RSS

Biscoitos de aveia, chocolate e coco

Para início de Junho trago-vos uma receita de biscoitos. Acho que os biscoitos e as bolachas são a dose certa de gulodice para um simples lanche a meio da tarde ou da manhã. Não podemos claro está é comê-los todos de uma só vez! Esta receita apesar de levar chocolate não é propriamente uma bomba em termos de gorduras e açúcares.


Utilizei pela primeira vez óleo de coco que actualmente já conseguem encontrar facilmente em lojas de produtos naturais. É uma gordura mais saudável mas se não encontrarem utilizem outro tipo de óleo vegetal como o de girassol por exemplo. No meu caso optei por chocolate com 70% de cacau e utilizei também alguma farinha integral. Como vêem não custa nada tornarmos a nossa gula um pouco mais saudável sem sacrificar o seu sabor.


Estes biscoitos são bem húmidos no seu interior devido ao coco e ao chocolate que se vai derretendo e incrivelmente viciantes. Optei por fazê-los grandinhos para não haver desculpas de que um só não chega! A receita foi adaptada daqui.


Ingredientes:
1 ovo;
1/2 chávena de óleo de coco derretido;
1/2 chávena de açúcar amarelo;
1/4 chávena de açúcar branco;
1 c. (chá) de canela;
1 c. (sopa) de essência de baunilha;
1 pitada de sal;
1 chávena de coco ralado;
1 chávena de flocos de aveia finos;
1/2 chávena de farinha com fermento;
1/2 chávena de farinha de trigo integral;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
150 gr de chocolate negro grosseiramente picado (usei com 70% de cacau).

Modo de preparação:
Comece por misturar o ovo com os açúcares, o óleo de coco, a canela, a baunilha e o sal. Adicione aos poucos os flocos de aveia, as farinhas e o bicarbonato de sódio. Por último, adicione o chocolate e misture bem. Leve ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 180ºC, forre um tabuleiro com papel vegetal e molde cerca de 16 biscoitos com a ajuda de uma colher de sopa. Leve a cozer durante cerca de 10 minutos e deixe-os arrefecer um pouco antes dos retirar do tabuleiro. Conserve-os numa caixa hermeticamente fechada.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 16 biscoitos XL;
tempo de preparação: 15min + 30min frigorífico + 10min cozedura;
dificuldade: fácil;
apto para crianças: sim;
vegetariano: sim;
ingrediente principal: aveia, chocolate e coco.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

5 comentários:

inês do crasto disse...

Uau, que bonitos e que bom aspecto! Ainda na segunda feira fiz cookies, e bem venenosas, mas já estou com vontade de fazer uns destes ;) Gostei dos ingredientes, devem ser bem saborosos e irresistíveis.
Beijinhos!

O Cantinho dos Gulosos disse...

que biscoitos com tão bom aspeto, adorei.


O Cantinho dos Gulosos

Luisa Alexandra disse...

Mas que tentadores estão esses biscoitos!

cozinha100segredos disse...

Que pequenas tentações! Se eu pudesse levava uma!

Filipa Lemos disse...

Por acaso queria fazer uma bolachas de aveia. Nunca fiz nada com aveia e dizem-me maravilhas, que as bolachas ficam mesmo boas e então com chocolate. Só é pena os produtos saudáveis serem sempre caros.

Enviar um comentário