RSS

Empadas de espinafres e requeijão com azeitonas

Em plena véspera de feriado, trago-vos uma receita que pode ser feita com antecedência, ideal para dias de preguiça. Confesso-vos que não costumo fazer empadas no dia a dia mas desta vez queria experimentar o novo requeijão de azeitonas Saloio e resolvi envolvê-lo neste recheio de espinafres. O resultado foi excelente!


De sabor marcante, este requeijão liga na perfeição com os espinafres dando a cremosidade desejada ao recheio. Quanto à massa não se preocupem que esta massa é muito simples e funciona sempre, acabando por ser muito mais saborosa que as tradicionais massas quebradas de compra. Optei por usar manteiga magra mas podem usar qualquer uma da vossa preferência. Espero que gostem e experimentem mais esta sugestão ideal para o lanche num próximo dia de preguiça!

Ingredientes:
Massa: 
250 gr de farinha;
125 gr de manteiga magra gelada;
1 gema batida;
2 c. (sopa) de água;
1 pitada de sal.

Recheio:
400 gr de espinafres congelados;
1 dente de alho finamente picado;
1 c. (sopa) de azeite;
1 gema;
1 c. (café) de noz moscada;
sal e pimenta q.b;
queijo ralado q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Comece por preparar a massa misturando a farinha com a manteiga. De seguida, adicione a pitada de sal e a gema. Amasse um pouco e adicione a água até obter uma massa moldável. Enrole-a em película aderente e leve ao frigorífico durante uns 20 minutos. Entretanto prepare o recheio cozendo os espinafres. Escorra-os, esprema-os bem para tirar o máximo de água e reserve. Numa frigideira leve ao lume o azeite e o alho bem picado. Deixe alourar um pouco e adicione os espinafres. Tempere de sal e pimenta e adicione a noz-moscada. Retire do lume, adicione o requeijão, previamente esmagado com um garfo, e, por último junte a gema e envolva bem o recheio. Ligue o forno a 180ºC e prepare um tabuleiro de muffins ou forminhas individuais. retire a massa do frigorífico e divida-a em 12 porções. Com a ajuda do rolo da massa estenda cada porção formando um círculo e forre o fundo e as laterais de cada uma das forminhas. Coloque uma porção de recheio em cada uma das empadas e polvilhe com queijo ralado a gosto. Leve a cozer durante cerca de 20 a 25 minutos. Sirva mornas ou frias.

Ficha técnica:
parto: entrada ou prato principal;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 30min + 20min frigorífico + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: espinafres e requeijão.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

São Ribeiro disse...

Fiz empadas apenas uma vez e eram de galinha
Espinafres é daquelas coisas que uso apenas na sopa nem sei porquê!
Gostei muito das tuas empadas ficaram com muito bom aspecto .
Bom fim de semana
bj

Enviar um comentário