RSS

Bolo de requeijão e limão sem glúten e um presente

É com muito prazer que vos anuncio a parceria com a marca Saloio. Conhecida de todos nós pela sua qualidade de queijos, a Saloio trouxe-me esta semana um maravilhoso cabaz de produtos - requeijões, queijos de cabra, queijos creme, de pasta dura ou de pasta mole, o difícil é mesmo escolher qual comer primeiro.


Resolvi por isso iniciar esta semana com um bolinho saudável feito com o requeijão Saloio natural  de vaca, cabra e ovelha e limão. Este bolo além de ser saudável, não tem glúten já que é feito com farinha de amêndoa.


De textura húmida, este bolo mistura na perfeição o sabor intenso do requeijão com o limão. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem!


Ingredientes:
120 gr de manteiga magra amolecida;
180 gr de açúcar;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
raspa de 3 limões (usei biológicos);
4 gemas;
4 claras;
250 gr de farinha de amêndoa (miolo de amêndoa ralado bem fino);
1 requeijão Saloio natural.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte e forre uma forma redonda com cerca de 20 cm. Bata metade do açúcar com a raspa dos limões e a manteiga até obter uma mistura bem cremosa e pálida. Adicione as gemas uma a uma batendo sempre. De seguida, adicione a farinha de amêndoa e envolva bem. Entretanto esmague o requeijão com um garfo e adicione-o à mistura envolvendo-o bem na massa. Num outro recipiente bata as claras em castelo firme e adicione o restante açúcar aos poucos até obter um merengue. Envolva o merengue na massa, tendo o cuidado de não bater. Deite na forma e leve a cozer durante cerca de 40 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme. Sirva frio simples ou polvilhado com açúcar em pó.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 10;
tempo de preparação: 20min + 40min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: requeijão e limão.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

O Cantinho dos Gulosos disse...

que bolo com bom aspeto e bem delicioso de certeza.


O Cantinho dos Gulosos

cozinha100segredos disse...

Parece-me ser um bolo muito saboroso! É sempre bom receber miminhos!

Enviar um comentário