RSS

Bolinhos de abóbora, chocolate e doce de leite

A receita que vos trago hoje é ideal para dias especiais. Trago-vos um delicioso bolo de abóbora recheado com doce de leite e com uma gulosa cobertura de chocolate e mais doce de leite. Para finalizar é decorado com nozes pecan. Parece-vos bem?


Bem sei que não é o bolo mais saudável do mundo mas como vos disse este é ideal para dias especiais. Optei por fazer em doses individuais utilizando aros metálicos pois acho que ficam sempre mais bonitos mas se não tiverem podem perfeitamente fazer numa forma grande. O resultado é verdadeiramente delicioso!


Acho que é um dos melhores bolos de abóbora que comi até hoje. Por incrível que pareça não é excessivamente doce e as nozes pecan acabam por trazer a textura crocante e contrastante ao bolo. Espero que gostem de mais esta sugestão. A receita foi adaptada daqui.


Ingredientes:
Bolo:
250 gr de farinha;
200 gr de açúcar branco;
100 gr de açúcar amarelo;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de canela;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1/2 c. (café) de noz moscada;
1 pitada de sal;
60 ml de óleo vegetal;
4 ovos;
500 gr de abóbora.

Recheio e cobertura:
100 gr de manteiga derretida
50 gr de cacau em pó;
330 gr de açúcar em pó;
80 ml de leite;
1c. (chá) de essência de baunilha;
1 lata de doce de leite;
2 c. (sopa) de natas;
150 gr de nozes pecan;
raspas de chocolate q.b para decorar.

Modo de preparação:
Comece por cozer a abóbora num tacho com pouca água. Depois de cozida escorra-a bem, reduza-a a puré e reserve. Pré-aqueça o forno a 180º e unte com manteiga cerca de 8 aros metálicos com 10 cm cada e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. Misture a farinha com o fermento, o bicarbonato, a canela, a noz moscada e o sal e reserve. Num outro recipiente bata os açúcares com o óleo. Junte os ovos um a um e bata bem. De seguida, adicione a essência de baunilha e o puré de abóbora e mexa bem. Adicione aos poucos os ingredientes secos, envolva bem e divida a massa pelos aros, enchendo-os até 2/3 da sua capacidade. Leve-os a cozer durante cerca de 20 minutos. Deixe-os arrefecer um pouco e desenforme-os. Entretanto comece por preparar a cobertura misturando bem a manteiga com o cacau. De seguida, adicione o açúcar em pó e o leite alternado-os e batendo bem. Por fim, misture a essência de baunilha. Depois de frios corte cada bolinho ao meio e recheie com cerca de 2/3 do doce de leite. Coloque-lhes a cobertura de chocolate e coloque nozes a toda a volta como vê na foto. Leve-os ao frigorífico por 10 minutos para que a cobertura fique mais firme. Entretanto leve ao microondas o restante doce de leite com as natas durante cerca de 30 segundos. Bata bem até obter um creme uniforme. Distribua o creme pelo topo de cada um dos bolinhos espalhando-o suavemente com uma colher. Decore com as restantes nozes e na altura de servir decore com algumas raspas de chocolate.

Modo de preparação:
prato: sobremesa;
nº porções: 8 bolinhos;
tempo de preparação: 1h + 20min cozedura + 10min frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: abóbora.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

O Cantinho dos Gulosos disse...

que apetitosos e decadentes, que aspeto bom.


O Cantinho dos Gulosos

Luisa Alexandra disse...

O aspecto indica ser mesmo uma delícia!

São Ribeiro disse...

Ficaram lindo e bem gulosos
De vez em quando faz bem cometer pecados assim...

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Esses bolinhos ficaram com um aspecto delicioso.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/quinze-dias-com-mafalda-pinto-leite-e.html

Enviar um comentário