RSS

Tarte gelada de limão numa versão individual

Hoje trago-vos uma sobremesa que adoro e é uma das minhas favoritas numa versão um pouco diferente. Trata-se duma maravilhosa tarte de limão que em vez de ser  merengada e ir ao forno vai ao congelador.


O resultado é uma excelente sobremesa refrescante digna de um qualquer dia de verão. É constituída por uma base de bolacha, um recheio intenso de limão e leite condensado e termina com uma deliciosa camada de chantilly. Digam lá se há melhor?


Esta sobremesa foi feita em doses individuais mas se preferirem podem optar por fazer num tabuleiro rectangular por exemplo. A receita original era feita com limas mas como não tinha optei por usar os nossos velhos amigos limões. Foi adaptada daqui. Não esqueçam de retirar a sobremesa do congelador uns trinta minutos antes de servirem para que a base de bolacha não fique demasiado rija. 

Ingredientes:
Base:
1 chávena de bolacha Maria moída;
2 c. (sopa) de açúcar;
3 c. (sopa) de manteiga derretida.

Recheio:
6 gemas;
1/4 chávena de açúcar;
1 lata de leite condensado;
raspa de 2 limões;
1/2 chávena de sumo de limão (usei cerca de 4 limões).

Cobertura:
250 ml de natas frescas geladas;
1/4 chávena de açúcar em pó;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
raspas de limão q.b para decorar.

Modo de preparação:
Prepare 8 ramekins ou um tabuleiro rectangular que possa ir ao forno. Comece por preparar a base misturando todos os ingredientes. Divida pelos ramekins sem pressionar e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca 5 minutos apenas para alourar ligeiramente. Retire do forno e deixe arrefecer. Entretanto prepare o recheio misturando as gemas com o açúcar e o sumo de limão. Leve esta mistura ao lume em banho-maria mexendo sempre até obter um creme espesso. Retire do lume e misture o leite condensado e a raspa de limão. Divida o creme pelos ramekins, deixe arrefecer completamente e leve ao congelador durante pelo menos 4 horas. Na altura de servir prepare a cobertura batendo as natas com o açúcar em pó e a essência de baunilha em ponto de chantilly. Com a ajuda de um saco de pasteleiro ou com uma colher distribua o chantilly pelos ramekins e decore com raspas de limão. Se preferir pode preparar o chantilly logo a seguir ao recheio e levar tudo ao congelador não esquecendo de retirar do frio uns 30 minutos antes de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 20min + 5min cozedura + 4h frigorífico;
dificuldade: facil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: limão.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

São Ribeiro disse...

Adorei esta versão , tem um aspecto divino
Bjs

O Cantinho dos Gulosos disse...

acredito mesmo que n existe melhor, eu adoro limão e ia adorar essa tarte gelada.


www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

Unknown disse...

Desde ontem que ando para comentar esta delícia. Que maravilha, deve ser uma delícia.
Boa semana.
Beijinho

Luisa Alexandra disse...

Adorei o aspecto, linda mesmo!

Enviar um comentário