RSS

Cinnamon rolls de limão

Com a Páscoa a aproximar-se resolvi trazer-vos uma receita de cinnamon rolls que ficará lindamente na vossa mesa festiva. Para quem não sabe os cinnamon rolls ou rolinhos de canela são um pão doce tradicionalmente confeccionado no norte da Europa e no norte da América recheados com uma mistura de açúcar e canela que podem ter várias coberturas.


A sua massa é semelhante à massa de brioche bem leve e fofa. Confesso que já estava para experimentar estes rolinhos há algum tempo mas eles exigem algum tempo na cozinha que, com a correria do dia a dia nem sempre é possível. Nesta receita os cinnamon rolls são enriquecidos no seu interior com raspa de limão e são cobertos com um glacê de limão que lhe conferem uma frescura bem primaveril.


A receita veio daqui. Nas fotos vêem um maravilhoso quadrado de tecido amarelo e branco ou furoshiki gentilmente oferecido pela Love Sweet Love, empresa que torna os seus presentes ainda mais originais.


Espero que gostem e experimentem esta sugestão para a vossa Páscoa!

Ingredientes:
Massa:
60 gr de manteiga;
85 gr de mel;
160 ml de leite;
420 gr de farinha;
7 gr de fermento de padeiro de acção rapida;
1 c. (chá) de sal;
2 ovos.

Recheio:
60 gr de manteiga derretida;
70 gr de açúcar amarelo;
raspa de 2 limoes;
2 c. (chá) de canela.

Cobertura:
1,5 chávenas de açúcar em pó peneirado;
4 c. (sopa) de sumo de limão;
raspa de 1 limão.

Modo de preparação:
Comece por preparar a massa levando a lume brando a manteiga com o mel e o leite. Deixe aquecer até que a manteiga derreta por completo. Retire do lume e deixe arrefecer durante cerca de 5 minutos. Entretanto misture cerca de 210 gr de farinha com o sal e o fermento. Adicione a mistura da manteiga já morna e bata bem. Adicione os ovos um a um batendo bem entre adições e, por fim, adicione a restante farinha. Amasse a massa durante cerca de 5 minutos - ela ficará com um aspecto elástico e suave. Tape a massa com um pano de cozinha limpo e coloque-a num local aquecido e sem correntes de ar. Deixe levedar durante 1 hora até que a massa duplique o seu tamanho. Passada essa hora amasse mais um pouco a massa e deixe-a novamente a repousar tapada por mais 15 minutos. Entretanto prepare todos os ingredientes do recheio. Numa superfície bem enfarinhada estenda a massa até formar um rectângulo com cerca de 25x35 cm. Unte-o com a manteiga derretida. Dev seguida polvilhe o açúcar  e a canela e, por fim, coloque a raspa dos limões. Enrole a massa pelo lado mais largo formando um rolo. Com uma faca afiada divida o rolo em 12 porções e coloque-as num tabuleiro rectangular forrado com papel vegetal. Tape o tabuleiro com o pano e deixe repousar por mais 30 a 40 minutos até os rolos duplicarem novamente de tamanho. Pré-aqueça o forno a 180°C e leve os rolinhos a cozerem durante cerca de 25 minutos. Retire do forno e deixe-os arrefecer um pouco. Por fim prepare a cobertura misturando o açúcar em pó com o sumo e a raspa de limão. Deite o glacê sobre os cinnamon rolls e sirva-os mornos ou frios.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 35min + 1h40min repouso + 25min cozedura;
dificuldade: média;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: canela e limão.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário