RSS

Bolo de chocolate e romã

Por estes lados a mesa de Natal não está completa se não existir um bolo de chocolate e este ano não foi excepção. Optei por um bolo de chocolate e romãs e todos adoraram. De consistência húmida no interior e um sabor bem intenso a chocolate este bolo fez as delícias de todos os gulosos. Na receita original a romã era usada apenas na decoração mas optei por colocá-la também na massa o que conferiu um contraste interessante no interior uma vez que a romã não se desfaz nem perde a sua textura crocante quando vai ao forno. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem e desculpem-me aqueles que ainda estão muito cheios do Natal mas um docinho vem sempre a calhar! Boas festas!



Ingredientes:
Bolo:
225 gr de manteiga;
250 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
5 ovos;
225 gr de açúcar amarelo;
100 gr de miolo de amêndoa ralado;
60 gr de farinha com fermento;
1 pitada de sal;
200 gr de sementes de romã.

Cobertura:
150 ml de natas frescas;
100 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
1 c. (sopa) de açúcar em pó;
romã q.b para decorar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte e forre uma forma de fundo amovível. Comece derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas e reserve. Bata os ovos com o açúcar durante cerca de 6 minutos até duplicarem de volume e ficar com um creme esbranquiçado. Adicione o chocolate derretido envolvendo gentilmente com uma espátula. De seguida adicione a farinha, o miolo de amêndoa e o sal. Por último junte as romãs e deite a massa na forma. Leve ao forno durante cerca de 35 minutos e deixe arrefecer totalmente antes de desenformar. Entretanto prepare a cobertura levando ao lume as natas até ferverem. Deposite-as sobre o chocolate partido em pedaços misturado com o açúcar em pó e mexa bem até estar totalmente derretido. Deixe arrefecer e deposite sobre o bolo. Por fim decore com algumas sementes de romã. Leve ao frigorífico até à hora de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 25min + 35min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate e romã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Que lindo fica esse bolo!

Unknown disse...

Parabéns pelo blog, pela página. Grata pelas partilhas e inspirações.
Um docinho vem sempre a calhar, não lhes consigo dizer que não ... e este está genial! Um óptimo aspecto e a combinação romã, chocolate deliciosa!
Grata
Beijinho
Cláudia

Enviar um comentário