RSS

Bolo de chocolate e romã

Por estes lados a mesa de Natal não está completa se não existir um bolo de chocolate e este ano não foi excepção. Optei por um bolo de chocolate e romãs e todos adoraram. De consistência húmida no interior e um sabor bem intenso a chocolate este bolo fez as delícias de todos os gulosos. Na receita original a romã era usada apenas na decoração mas optei por colocá-la também na massa o que conferiu um contraste interessante no interior uma vez que a romã não se desfaz nem perde a sua textura crocante quando vai ao forno. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e experimentem e desculpem-me aqueles que ainda estão muito cheios do Natal mas um docinho vem sempre a calhar! Boas festas!



Ingredientes:
Bolo:
225 gr de manteiga;
250 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
5 ovos;
225 gr de açúcar amarelo;
100 gr de miolo de amêndoa ralado;
60 gr de farinha com fermento;
1 pitada de sal;
200 gr de sementes de romã.

Cobertura:
150 ml de natas frescas;
100 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
1 c. (sopa) de açúcar em pó;
romã q.b para decorar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte e forre uma forma de fundo amovível. Comece derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas e reserve. Bata os ovos com o açúcar durante cerca de 6 minutos até duplicarem de volume e ficar com um creme esbranquiçado. Adicione o chocolate derretido envolvendo gentilmente com uma espátula. De seguida adicione a farinha, o miolo de amêndoa e o sal. Por último junte as romãs e deite a massa na forma. Leve ao forno durante cerca de 35 minutos e deixe arrefecer totalmente antes de desenformar. Entretanto prepare a cobertura levando ao lume as natas até ferverem. Deposite-as sobre o chocolate partido em pedaços misturado com o açúcar em pó e mexa bem até estar totalmente derretido. Deixe arrefecer e deposite sobre o bolo. Por fim decore com algumas sementes de romã. Leve ao frigorífico até à hora de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 25min + 35min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate e romã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas de chocolate

Mais um vez trago-vos uma receita de bolachas para esta quadra natalícia. Desta vez são umas deliciosas bolachas de chocolate extra crocantes que são de comer e chorar por mais. A cada dentada sentimos pequenos pedaços de chocolate negro que se derretem na nossa boca. Digo-vos que estas bolachas tornam-se uma das minhas preferidas, se não a melhor receia de bolachas de chocolate que experimentei.


São também uma excelente opção de presente para oferecer neste Natal. Além de serem uma verdadeira tentação são muito fáceis de fazer. Espero que gostem de mais esta sugestão. A receita veio deste blog maravilhoso.

Ingredientes:
220 gr de farinha;
1/2 c. (chá) de fermento em pó;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1/2 c. (chá) de sal;
125 gr de manteiga à temperatura ambiente;
125 gr de açúcar branco;
105 gr de açúcar amarelo;
1 ovo;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
175 gr de chocolate negro partido grosseiramente (usei com 40% de cacau).

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre dois tabuleiros com papel vegetal. Bata a manteiga com os açúcares até obter um creme fofo. Adicione o ovo e a baunilha e bata bem. Junte todos os ingredientes secos e misture bem. Por último adicione o chocolate e envolva bem na massa. Faça pequenas bolas e coloque no tabuleiro sem as espalmar e leve a cozer durante cerca de 12 a 15 minutos. Deixe-as arrefecer um pouco antes de retirá-las do tabuleiro. Guarde-as depois de frias numa caixa hermeticamente fechada.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 32 bolachas;
tempo de preparação: 15min + 12min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas de doce de leite recheadas

Mês de dezembro é mês de bolachas e desta vez trago-vos uma receita muito pecaminosa em que o ingrediente principal é o doce de leite! Além de ser um dos ingredientes principais para a massa destas bolachas, o doce de leite é também utilizado para recheá-las, formando umas deliciosas sanduíches. Uma autêntica desgraça como devem imaginar! O recheio é finalizado com uma pitada de flor de sal que lhe dá o remate final equilibrando o sabor caramelizado das bolachinhas. Mas o melhor é mesmo experimentarem! A receita veio daqui. Espero que gostem!



Ingredientes:
Massa:
2,5 chávenas de farinha;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 pitada de sal;
225 gr de manteiga à temperatura ambiente;
3/4 de lata de doce de leite ou leite condensado cozido;
3/4 chávena de açúcar amarelo;
1/2 chávena de açúcar branco;
2 ovos.

Recheio: 
1/2 lata de doce de leite ou leite condensado cozido;
flor de sal q.b

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre com papel vegetal vários tabuleiros. Comece por preparar a massa misturando a farinha com o bicarbonato de sódio e o sal e reserve. Numa outra taça bata, durante cerca de 3 minutos, a manteiga com o doce de leite e os açúcares. Adicione os ovos um a um. Por fim, adicione os ingredientes secos incorporando bem na massa. Com a ajuda de uma colher de sobremesa deite pequenas porções de massa no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 10 a 15 minutos até estarem cozidos. Deixe-os arrefecer um pouco no tabuleiro antes dos remover. Depois de frios coloque um pouco de doce de leite e um pitada de flor de sal para rechear as sanduíches.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 30 sandwiches;
tempo de preparação: 25min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: doce de leite.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolachas de aveia, sultanas e nozes

A aproximarmo-nos a largos passos da quadra natalícia não podia deixar de vos trazer uma receita de bolachinhas. Estas são de aveia, sultanas e nozes. Garanto-vos que são um verdadeiro vício, sendo impossível comer só uma! São muito fáceis de confeccionar e a receita rende bastante. Conservam-se muito bem numa caixa hermeticamente fechada durante cerca de uma semana com a mesma qualidade. São um excelente opção para pequenas pausas a meio da manhã ou da tarde e porque não para oferecerem este Natal? Se não gostaram de sultanas podem substituí-las por damascos por exemplo. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem desta sugestão!



Ingredientes:
230 gr de manteiga à temperatura ambiente;
200 gr de açúcar amarelo;
50 gr de açúcar branco;
2 ovos;
1 c. (sopa) de essência de baunilha;
1 c. (sopa) de mel;
190 gr de farinha com fermento;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1,5 c. (chá) de canela moída;
1 pitada de sal;
240 gr de flocos de aveia finos;
140 gr de sultanas pretas;
70 gr de nozes grosseiramente picadas.

Modo de preparação: 
Bata bem a manteiga com os açúcares, adicione os ovos e bata durante cerca de 1 minuto. Adicione a essência de baunilha e o mel e misture bem. Reserve esta mistura. Entretanto numa outra taça misture a farinha, a canela, o sal e o bicarbonato. Adicione a mistura anterior e envolva bem na massa. Junte os flocos de aveia, as sultanas e as nozes. Deixe a massa repousar no frigorífico durante cerca de 10 minutos. Entretanto pré-aqueça o forno a 180ºC e forre com papel vegetal vários tabuleiros. Com a ajuda de uma colher de sobremesa deite pequenas porções de massa nos tabuleiros e leve ao forno durante cerca de 10 a 15 minutos até estarem tostados. Deixe arrefecer um pouco antes dos retirar do tabuleiro e depois de frios guarde-os numa caixa hermeticamente fechada.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: cerca de 50;
tempo de preparação: 20min + 10min frigorífico + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: aveia, sultanas e nozes.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS