RSS

Mini naked cake de nutella

Hoje trago-vos um bolo para ocasiões especiais. Trata-se de um "naked cake" que hoje em dia estão muito em voga e que mais não são do que bolos recheados e com cobertura apenas no topo e não em redor. Em termos visuais ficam bem apelativos. No meu caso fiz esta receita em bolinhos individuais mas se preferirem podem usar uma única forma que ficará igualmente delicioso.  Quanto à receita, temos um bolo de chocolate muito fofo como se de um chiffon se tratasse que leva uma cobertura e recheio com um delicioso creme de nutella que, confesso, é uma verdadeira perdição. Este recheio  ficará certamente divinal em macarrons ou mesmo cupcakes. Estes "naked cakes" são finalizados na perfeição com frutos vermelhos frescos que conferem à frescura final aos bolinhos. Esta receita foi adaptada daqui. Espero que gostem e que experimentem!


Ingredientes:
Bolo:
1 chávena de farinha;
1+1/4 chávena de açúcar;
1/2 chávena de cacau em pó;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 iogurte grego natural;
1 c. (sopa) de sumo de limão;
75 ml de café forte;
90 ml de óleo de girassol;
2 ovos;
1 c. (sopa) de essência de baunilha.

Recheio e cobertura:
300 gr de chocolate negro com 70% de cacau;
300 gr de nutella;
250 gr de manteiga à temperatura ambiente;
1/3 chávena de cacau em pó;
1 pitada de sal;
1 c. (sopa) de essência de baunilha;
100 gr de açúcar em pó.

Decoração:
150 gr de frutos vermelhos.

Modo de preparação:
Pré- aqueça o forno a 180ºC. Forre o fundo de um tabuleiro com papel vegetal e unte-o com manteiga. Coloque cerca de 7 a 8 aros de 10 cm cada untados com manteiga sobre o tabuleiro e reserve. Se preferir fazer apenas um bolo forre o fundo de uma forma de 22cm com papel vegetal e unte-a com manteiga. Comece por fazer o bolo misturando todos os ingredientes líquidos com o açúcar. De seguida, peneire todos os ingredientes secos e vá adicionando à massa até ficar bem ligada. Distribua a massa pelos aros ou pela forma grande e leve a cozer durante cerca de 25 minutos se forem os aros ou cerca de 40 minutos se for a forma grande. Desenforme e deixe arrefecer totalmente. Prepare o recheio e cobertura batendo todos os ingredientes no processador até obter uma mistura homogénea. Para montar os bolinhos corte-os ao meio, coloque um pouco de recheio e um pouco de cobertura e decore com os frutos vermelhos como vê na foto. Guarde no frigorífico até à hora de servir. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 7 a 8 bolinhos;
tempo de preparação: 30min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate e nutella.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

5 comentários:

cozinha100segredos disse...

Este ano fiz um naked cake para o meu aniversário. Fez um sucesso. É bem mais simples e ficam lindos na mesma. O teu está mesmo apetitoso e então com essa cobertura de chocolate... Pecado da Gula!

Preguiça ;-) disse...

Ficou com uma apresentação espetacular, muito bonito mesmo.

Luisa Alexandra disse...

Que maravilha!
É uma prova em como as coisas simples são as mais apetitosas!

Marisa Valadas disse...

Apetece mesmo devorar!

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Está lindo e deixou-me a salivar. Adoro a combinação de ingredientes e essa cobertura de creme de nutella, OMG, que coisa mais boa. ;)
Um beijinho.

Enviar um comentário