RSS

Bolo de maçã e especiarias com crumble de aveia

Apesar de não parecer, estamos em pleno Outono, época da abóbora, dos marmelos, das castanhas e como não podia deixar de ser das boas maçãs. Eu sou muito suspeita no que toca a maçãs pois é daquelas frutas que consumo diariamente todo o ano e, por norma, tenho sempre uma ou duas na mala para alguma eventualidade e ataque de gula imprevisto! Nesta altura prefiro as reinetas ainda um pouco ácidas, excelentes para assar, purés e para bolos claro está. Hoje trago-vos mais uma receita de bolo de maçã mas desta vez com especiarias e finalizado com uma cobertura crocante de crumble de aveia.



O seu aroma é indiscritível e invade toda a casa enquanto coze no forno. A sua textura fica bem húmida e fofa pois os pedaços de maçã são envolvidos na própria massa.



Apesar do tempo de preparação ser um pouco longo vale bem a pena a espera. Se quiserem enriquecer o crumble podem adicionar algumas nozes - acho que combina lindamente. A receita veio daqui. Espero que gostem de mais esta sugestão!

Ingredientes:
Bolo:
200 gr de manteiga amolecida;
1 chávena de açúcar branco;
1 chávena de açúcar amarelo;
3 ovos;
2 c. (chá) de essência de baunilha;
3 chávenas de farinha com fermento;
2 c. (chá) de canela moída;
1 c. (chá) de cravinho moído;
1/2 c. (café) de noz-moscada;
1/2 chávena de leite;
3 maçãs grandes descascadas e cortadas em pequenos pedaços (usei maçã reineta).

Crumble:
80 gr de manteiga amolecida;
1/2 chávena de açúcar amarelo;
1/2 chávena de flocos de aveia finos;
4 c. (sopa) de farinha;
1 c. (chá) de canela moída.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 170ºC e forre e unte uma forma redonda com cerca de 25 cm (usei de fundo amovível). Comece por fazer o bolo batendo a manteiga com os açúcares até obter uma mistura cremosa. Adicione os ovos um a um e a essência de baunilha. Entretanto misture as especiarias com a farinha e adicione metade desta mistura à massa. De seguida junte o leite e continue a bater e, por ultimo, adicione a restante farinha. Envolva as maçãs cortadas na massa, deposite-a na forma e reserve. Prepare o crumble misturando todos os ingredientes e coloque-o sobre a massa. Leve o bolo ao forno durante cerca de 60 minutos. Ao fm desse tempo espreite-o e baixe o forno para 150ºC e deixe-o cozer por mais 15 a 20 minutos fazendo sempre o teste do palito. Deixe arrefecer um pouco e desenforme-o.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12 fatias;
tempo de preparação: 35min + 80min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: maçã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Entrevista ao Receitas sem Fronteiras

Foi com muito prazer que recebi o convite do site Receitas sem Fronteiras para dar uma pequena entrevista acerca da flor do brownie. O Receitas sem Fronteiras é uma comunidade que pretende divulgar receitas um pouco de todo o mundo através da sua publicação no seu site. Poderão ver a entrevista na íntegra neste link ou a partir do icon colocado na barra lateral esquerda.
Obrigada Receitas sem Fronteiras.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brownies de nutella e nozes

Hoje foi dia de trazer uma daquelas receitas que se fazem num abrir e fechar de olhos para aqueles dias em que não temos tempo para quase nada - uns deliciosos brownies com nutella e nozes. 


A nutella é daquelas coisas que dificilmente consigo ter no frigorífico sem que desapareça rapidamente assim que o frasco é aberto. Bem sei que este maravilhoso creme de chocolate e avelãs é "coisa de crianças" mas quem resiste?! Estes brownies são uma excelente opção para uma sobremesa rápida que se faz em menos de 30 minutos e que praticamente não suja quase nenhuma loiça - factor essencial durante aquelas loucas semanas de trabalho! O seu sabor suave a nutella tornam estes pequenos quadrados  uma pequena delícia. São bastante húmidos por dentro por isso deixem-nos arrefecer totalmente antes dos cortarem. 


Decide enriquecê-los um pouco com nozes mas se não tiverem não se preocupem, levem assim ao forno e terão uma excelente sobremesa. Espero que gostem desta sugestão de apenas 3 ingredientes.


Ingredientes:
5 ovos;
1 chávena bem cheia de nutella;
150 gr de nozes grosseiramente picadas;
cacau em pó q.b para polvilhar (opcional).

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Leve a chávena de nutella ao micro-ondas para que derreta e reserve. Entretanto bata bem os ovos durante cerca de 5 minutos. Adicione a nutella derretida e bata bem e, por último, adicione as nozes e envolva na massa. Leve ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos até estarem cozidos. Deixe arrefecer totalmente corte em quadrados e polvilhe com cacau em pó na altura de servir.

Ficha técnica: 
prato: sobremesa;
nº porções: 16 quadrados;
tempo de preparação: 10min + 20min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: nutella.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Parrameiros

O que vos trago hoje são parrameiros. Para quem não sabe os parrameiros são um pão doce com canela e erva-doce em forma de ferradura que se encontram um pouco por todo o país mas originários da zona saloia. Tradicionalmente eram oferecidos a familiares, amigos e pela vizinhança. São bolos que se conservam por muitos dias e, apesar de serem um pouco trabalhosos, valem bem a pena. Pessoalmente prefiro-os passados um ou dois dias de serem feitos - o seu sabor a canela fica bem mais intenso. Podem servi-los simples ou com manteiga. São uma verdadeira maravilha. Espero que gostem! Esta receita veio mais uma vez dos primórdios da Teleculinária.



Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo peneirada + 100 gr para o fermento;
60 gr de fermento de padeiro;
1/2 chávena de água tépida para o fermento;
75 gr de manteiga;
350 gr de açúcar;
1 c. (sopa) de canela;
1 c. (chá) de erva-doce moída;
2 ovos batidos + 1 ovo para pincelar;
raspa de 1 limão;
1,5 chávena de água morna;
1 pitada de sal;
farinha q.b para polvilhar.

Modo de preparação: 
Comece por preparar o fermento deitando as numa tigela as 100 gr de farinha com o fermento e a meia chávena de água tépida. Amasse muito bem, faça uma bola, polvilhe com farinha dê-lhe um golpe em cruz, cubra com um pano e deixe levedar por 15 minutos. Numa tigela grande deite 1kg de farinha, o açúcar, a manteiga, a canela, a erva-doce e a raspa de limão. Amasse bem e adicione os ovos batidos, o sal, a água morna e o fermento preparado. Amasse muito bem como se de pão se tratasse. A massa deve ficar elástica e numa consistência um pouco mais rija do que a da massa de pão. Depois de bem amassada e a descolar-se do fundo da tigela, faça uma bola, polvilhe com farinha, faça-lhe uma cruz, cubra com um cobertor e deixe levedar em local quente durante umas duas horas até duplicar de tamanho. Depois de levedada volte a amassá-la para ficar bem ligada forme bolas e dê-lhes o formato de ferradura (pode espalmar a bola, dobrá-la em meia-lua e esticar ligeiramente as pontas para dentro). Coloque-os num tabuleiro polvilhado com farinha, cubra com um pano e deixe-os levedar mais um pouco. Pincele com o ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 25 minutos. Deixe-os arrefecer e guarde-os em sacos de pano.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: cerca de 40;
tempo de preparação: 30min + 3h a levedar + 25 min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: canela e erva-doce.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Quadrados de abóbora e aveia

Mais uma vez trago-vos uma receita com abóbora. Acho que nenhum outro ingrediente me lembra tanto o outono como a abóbora. 


Seja em doces ou em pratos salgados, a abóbora permite-se às maiores invenções culinárias. Estes quadrados são simplesmente divinais e tornam-se um verdadeiro vício. São constituídos por 3 camadas - uma base crocante com aveia, um recheio cremoso de puré de abóbora repleto de especiarias e uma cobertura tipo crumble que usa a mesma massa da base. 


O resultado desapareceu em menos de 24h com a certeza de uma repetição futura da receita. A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem!

Ingredientes:
Base e cobertura:
1 e 1/4 chávena de farinha;
1 e 1/4 chávena de flocos de aveia finos;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1/2 c. (chá) de sal;
1/2 chávena de açúcar branco;
1/2 chávena de açúcar amarelo;
170 gr de manteiga derretida;
1 c. (chá) de essência de baunilha.

Recheio:
600 gr de abóbora cozida e reduzida a puré;
1/4 chávena de açúcar amarelo;
1/4 chávena de açúcar branco;
1 c. (chá) de canela moída;
1/2 c. (chá) de noz-moscada em pó;
1/4 c. (chá) de gengibre em pó;
1 ovo;
1 gema;
1/2 c. (chá) de essência de baunilha;
1/3 chávena de leite.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Comece por preparar a base misturando a farinha com a aveia, os açúcares, o sal, o bicarbonato de sódio. Adicione a baunilha e a manteiga derretida e misture bem. Forre o fundo do tabuleiro com metade desta massa calcando bem com os dedos e leve ao forno durante cerca de 15 minutos. Entretanto prepare o recheio batendo os açúcares com o ovo e a gema, a canela, a noz-moscada, o gengibre e a baunilha. Por último adicione o puré de abóbora e o leite misturando bem. Passados os 15 minutos de cozedura da base coloque o recheio sobre a base e leve novamente ao forno durante mais 15 minutos. Ao fim desse tempo coloque sobre o recheio a cobertura esfarelando-a para que cubra todo o tabuleiro. Leve novamente ao forno por mais 20 minutos até que a cobertura esteja dourada. Deixe arrefecer totalmente e leve ao frigorífico por mais 1 ou 2h antes de cortar os quadrados. 

Ficha técnica: 
prato: sobremesa;
nº porções: 16 quadrados;
tempo de preparação: 30min + 50min cozedura + 1h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: abóbora.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS