RSS

Bolo crumble de maçã

Por norma o domingo é sinónimo de bolo e este não foi excepção. O tempo chuvoso e instável não convida a grandes passeios, por isso resolvi ligar o forno e fazer esta receita que, apesar de morosa e um pouco trabalhosa, vale bem a pena a espera. Sou fã de bolo de maçã e este bolo crumble de maçã é um dos melhores que já comi até hoje. É constituído por três camadas deliciosas - uma base crocante, um recheio húmido e cremoso de maçãs e, por último, um crumble perfumado com canela que finaliza na perfeição este bolo. Cada camada vai à vez ao forno por isso sigam à risca os tempos de cozedura.


Prefiram as maçãs biológicas e da época que são repletas de sabor. Eu usei maçãs vermelhas mas podem usar outras da vossa preferência desde que estejam firmes. A receita veio deste maravilhoso canto. Espero que gostem desta sugestão! Aceitam uma fatia?



Ingredientes:
Bolo:
200 gr de farinha;
150 gr de açúcar branco;
1 c. (chá) de fermento em pó;
100 gr de manteiga fria cortada em pedaços.

Recheio:
3 maçãs médias descascadas e cortadas em meias-luas;
2 ovos grandes;
200 ml de natas;
1 iogurte natural;
100 gr de açúcar amarelo;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 pitada de sal.

Crumble:
120 gr de farinha;
140 gr de açúcar branco;
80 gr de manteiga derretida;
1/2 c. (chá) de canela moída;
1 pitada de sal;
açúcar em pó q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre com papel vegetal o fundo de uma forma de fundo amovível e unte-a com manteiga. Comece por preparar o bolo misturando num processador ou com a ponta dos dedos a farinha com o açúcar, o fermento e a manteiga gelada até obter uma massa arenosa. Coloque 3/4 desta massa na forma espalhando-a por todo o fundo e cerca de 1 cm de altura nas laterais sem pressionar. Coloque por cima as maças fatiadas e, de seguida, a restante massa esfarelando-a por cima sem pressionar. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos. Entretanto faça o recheio batendo os ovos com as natas, o iogurte, o açúcar amarelo, a baunilha e a pitada de sal e reserve. Assim que tiverem passados os 20 minutos retire o bolo do forno e verta o recheio cuidadosamente. Leve novamente ao forno durante mais 20 minutos. Por fim prepare o crumble misturando com a ponta dos dedos a farinha com o açúcar, a canela e o sal e por último adicione a manteiga derretida. Leve ao frigorífico até à hora de usar. Depois do bolo cozinhado por mais 20 minutos retire do forno e esfarele o crumble por cim. Leve uma terceira vez ao forno mais 20 minutos. Deixe arrefecer e desenforme. Sirva frio polvilhado com açúcar em pó. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 12;
tempo de preparação: 30min + 1h cozedura;
dificuldade: média;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: maçã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

RATOLINHA disse...

Ficou com um aspecto maravilhoso!
bjinhos

Luisa Alexandra disse...

Mas que maravilha de bolo, ficou tão apetitoso!

Enviar um comentário