RSS

Bolachas de limão e azeite

Mais uma vez trago uma receitas de bolachas aqui no blog. As bolachas são sempre uma presença constante cá por casa e se forem caseiras melhor ainda. Já tinha esta receita guardada há algum tempo e o que me chamou a atenção foi o facto de serem feitas com azeite e não com manteiga, tornando-a mais saudável. O resultado foram umas bolachas muito crocantes daquelas que espalham migalhas por todo o lado de sabor a limão e que não conseguimos parar de comer! A receita veio daqui. Espero que gostem e experimentem! Esta receita rende bastante e estas bolachas conservam-se com igual textura numa caixa hermética durante 4 ou 5 dias. Isto claro está se durarem até lá! 




Ingredientes:
2 chávenas de farinha;
1 chávena de açúcar;
1 pitada de sal;
1/2 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
3/4 chávena de azeite com baixo grau de acidez;
2 limões pequenos (raspa e sumo);
1 c. (chá) de essência de baunilha;
açúcar q.b para enrolar as bolachas.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre com papel vegetal 2 ou 3 tabuleiros. Comece por misturar os ingredientes secos numa tigela - farinha, açúcar, sal e bicarbonato de sódio. Numa outra tigela misture o azeite com a raspa e o sumo dos 2 limões e a baunilha. Adicione os ingredientes líquidos aos sólidos e misture até obter uma massa arenosa. Faça bolinhas de massa e passe-as pelo açúcar e coloque no tabuleiro afastados uns dos outros. Leve a cozer durante cerca de 15 minutos. Deixe arrefecer totalmente e guarde-as numa caixa hermeticamente fechada.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 2 a 3 dúzias dependendo do tamanho;
tempo de preparação: 20min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: limão e azeite.

Até breve

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Pudim de pão e chocolate com...donuts!

A preguiça instalou-se aqui por estas bandas e esta receita que vos trago hoje é bem o reflexo disso. De tão simples que é, confesso que hesitei em publicá-la. Mas este pudim é realmente delicioso e pecaminoso e achei por bem não ser só eu cometer o pecado da gula. Bem sei que é época de praia, férias, corpos que se querem perfeitos mas um dia não são dias e este pudim serviu as delícias de quem o comeu e só sobraram os vestígios. No meu caso fiz com donuts glacé que tinham 1 dia mas podem fazê-lo com croissants, pães de leite, brioches ou simplesmente pão. Neste último caso podem aumentar um pouco a quantidade de açúcar. É importante que, independentemente do que usarem, não seja do próprio dia. Se usarem donuts embalados individualmente tirem-nos da embalagem e deixem-nos ao ar durante 1 ou 2 dias. Esta receita é muito simples e permite ter uma sobremesa maravilhosa para aquelas visitas inesperadas. Não podem é estar de dieta! Podem sirvo-lo simples ou com uma bola de gelado. Espero que gostem da sugestão!



Ingredientes:
6 donuts glacé com 1 ou 2 dias;
2,5 chávenas de leite;
1/2 chávena de açúcar;
raspa de 1/2 limão;
1 c. (chá) de canela;
3 ovos;
1 pitada de sal;
100 gr de chocolate negro com 70% cacau partido em pedaços;
açúcar em pó q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Num tabuleiro coloque os donuts partidos em quatro, coloque 2/3 do chocolate e reserve. Bata com uma vara de arames o leite com o açúcar, os ovos, a raspa de limão, o sal e a canela. Deposite esta mistura sobre os donuts. Espalhe o restante chocolate por cima, deixe repousar 5 minutos e leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Sirva morno ou frio polvilhado com açúcar em pó.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 6 a 8 porções;
tempo de preparação: 10min + 40min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: donuts.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo mágico de chocolate e café

Hoje trago-vos uma receita de já estava guardada há algum tempo: o bolo mágico de chocolate. Já o tinha visto nestes dois maravilhosos blogs que acompanho sempre e que são sem dúvida uma inspiração: o "coco e baunilha" e o "kanela y limón". Trata-se de um bolo-pudim constituído por 3 camadas: um bolo fofo, uma camada cremosa tipo pudim e por último uma camada um pouco mais densa. O resultado é delicioso e a receita é bem fácil de fazer e certamente fará as delícias de todos. Apesar de se tratar de um bolo, acaba por ser bastante fresco devidos às camadas cremosas que apresenta. Na receita original do blog "kanela y limón" eram colocadas 2 colheres de sopa de licor Baileys juntamente com o cacau e o café mas optei por não colocar. Espero que gostem da sugestão e experimentem!



Ingredientes:
4 gemas;
4 claras batidas em castelo;
500 ml de leite morno;
125 gr de manteiga derretida e fria;
180 gr de açúcar;
100 gr de farinha;
2 c. (sopa) de café solúvel em pó;
25 gr de cacau em pó.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Comece por bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicione a manteiga e bata bem. Entretanto dissolva totalmente o cacau e o café no leite morno e adicione à mistura anterior batendo bem. Adicione a farinha e por último as claras previamente batidas em castelo envolvendo bem na massa sem bater. Deite a mistura no tabuleiro e leve a cozer durante 10 minutos a 180ºC e depois baixe o forno para 160ºC e deixe cozer mais 40 minutos. Faça o teste do palito para ver se está cozido. Deixe arrefecer totalmente e corte em quadrados. Guarde no frigorífico.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 16 quadrados;
tempo de preparação: 20min + 50min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate e café

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Muffins cheesecake de frutos vermelhos

Depois de uns largos dias de ausência aqui pelo blog, foi dia de arregaçar as mangas e voltar a aprimorá-lo com receitas gulosas e fotos que, espero eu, vos despertem a atenção! Desta vez a escolha recaiu nos frutos vermelhos que, com as suas cores vibrantes criam uma explosão de cores em qualquer preparado culinário.




A sugestão de hoje posso dizer que é 2 em 1: trago-vos uma receita de uns queques maravilhosos com uma massa fofa de sabor a canela recheados por um cheesecake de frutos vermelhos. O resultado não poderia ter sido melhor! Podem usar frutos vermelhos frescos ou congelados ou se preferirem escolherem o fruto vermelho que mais vos agrade - framboesas, amoras, mirtilos ou mesmo morangos! Eu forrei algumas forminhas com papel vegetal e outras usei simplesmente as formas de silicone. Não se esqueçam de guardar no frigorífico os que sobrarem (isto se sobrar algum claro!). A receita foi adaptada daqui e rendeu cerca de 16 muffins. Espero que gostem!




Ingredientes:
Massa:
180 gr de farinha;
140 gr de manteiga amolecida;
150 gr de açúcar;
1,5 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de canela moída;
2 ovos;
120 ml de leite.

Recheio:
250 gr de queijo creme;
100 gr de açúcar;
1 ovo;
1/2 c. (chá) de essência de baunilha;
1,5 chávena de frutos vermelhos congelados ou frescos.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre com papel cerca de 16 forminhas de queques. Comece por preparar a massa misturando a farinha com o fermento e  canela moída e reserve. Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo, adicione os ovos um a um e o leite e bata bem. Por último, adicione a mistura de farinha e envolva bem a massa. Deposite colheradas de massa em cada uma das forminhas preenchendo cerca de 1/3 da sua capacidade. Entretanto prepare o recheio batendo bem o queijo creme com o açúcar, o ovo e a essência de baunilha. Adicione, por fim, os frutos vermelhos e envolva bem. Deposite colheradas de recheio sobre a massa anterior em cada uma das forminhas e leve a cozer durante cerca de 20 a 25 minutos. Sirva-os frios ou mornos.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 16 muffins;
tempo de preparação: 20min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: frutos vermelhos.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS