RSS

Mini cheesecakes brûlée

Para comemorar mais um dia da Mãe e desta vez repleto de sol com um cheirinho a verão trago-vos uma sobremesa delicada que conjuga duas maravilhas do mundo dos doces: o cheesecake e o creme brûlée. Se individualmente já são uma perdição, a conjugação dos dois é um verdadeiro vício. O facto dos fazermos em versão "mini" permite-nos ser um pouco menos gulosos (ou talvez não!) mas se preferirem podem fazer um cheesecake de tamanho habitual. Este cheesecake de baunilha termina com um açúcar caramelizado no topo que nos transporta até ao sabor do creme brûlèe. Enfim, uma verdadeira gula! A receita foi adaptada daqui. Espero que gostem desta sugestão!



Ingredientes:
Base:
200 gr de bolacha maria;
1/3 chávena de nozes;
1/3 chávena de manteiga derretida.

Recheio: 
500 gr de queijo creme;
100 ml de natas;
3/4 chávena de açúcar;
2 ovos;
1 gema;
2 c. (chá) de essência de baunilha;
1 pitada de sal;
açúcar q.b para queimar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Num processador coloque as bolachas e as nozes e triture-as. Adicione a manteiga derretida e misture bem. Coloque esta mistura no fundo de forminhas de queques (cerca de 20 forminhas) ou se preferir utilize aros metálicos (foi o que usei e rendeu cerca de 10 mini cheesecakes). Calque ligeiramente e reserve. Entretanto prepare o recheio batendo o queijo creme com as natas até obter uma mistura uniforme. Adicione os ovos, a gema, a baunilha e o sal e bata bem. Divida o recheio pelas forminhas e leve a cozer durante cerca de 15 a 20 minutos. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico durante pelo menos 1hora. Desenforme-os com a ajuda de uma faca e na altura de servir polvilhe com o açúcar e queime com o maçarico.

Nota: chávena medidora = 250 ml. Se não quiser fazer a versão mini utilize esta receita e faça numa forma redonda de fundo amovível com cerca de 20 cm de diâmetro. Nesta receita é mais fácil desenformar os mini cheesecakes se utilizar formas de silicone. Pode sempre forrá-las com papel mas não se esqueça de retirá-lo antes de passar o maçarico.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções 10;
tempo de preparação: 30min + 20min cozedura + 1h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: queijo creme.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

RATOLINHA disse...

Que engraçado ficou, em formato mini.
Beijinhos

Marlene Teixeira disse...

Tão original...uma excelente sugestão!

Beijinhos*

Unknown disse...

Assim que vi a imagem no Facebook fiquei rendida. Além de lindão deve ser um cheesecake realmente delicioso e cremoso e estaladiço e nham nham nham!!!! :D Adorei

Beijinhos

Gori disse...

Eu que gosto tanto de cheesecake e creme brulee, não tenho dúvida que iria gostar muuuuiiiittoo destas pequenas delícias!

Enviar um comentário