RSS

Brownies de chocolate com caramelo

Há algum tempo que não publicava uma receita de brownies por estas bandas mas hoje trago uma receita que é um verdadeiro atentado a qualquer dieta. Tratam-se de uns brownies de chocolate com caramelo. Mas garanto-vos que valem bem o pecado pois são uma verdadeira delícia. De início pensei que fossem um pouco enjoativos devido ao uso dos caramelos de nata mas o resultado foi surpreendente. De consistência mole e pegajosa estes brownies valem por cada dentada. Encontramos quatro camadas nestes brownies: uma base de bolo, uma camada de caramelo, uma camada de chocolate derretido e por fim mais uma camada de bolo. São uma excelente opção para dias de festa e porque não fazê-los nesta Páscoa? Espero que gostem! A receita foi retirada daqui.



Ingredientes:
240 gr de farinha;
50 gr de manteiga gelada;
300 gr de açúcar;
80 gr de cacau em pó;
2 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
1/2 c. (chá) de sal;
170 gr de manteiga derretida;
150 ml de leite evaporado;
400 gr de caramelos de nata;
225 gr de chocolate de culinária cortados grosseiramente (usei com 70% cacau).

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre com papel vegetal uma forma rectangular (cerca de 30x20cm). Num processador ou numa taça misture a farinha com a manteiga gelada até obter uma massa areada. Adicione depois o açúcar, o cacau em pó, o fermento, o bicarbonato de sódio  o sal e misture bem. Por fim adicione a manteiga derretida e 50 ml do leite evaporado misturando bem com uma espátula ou colher de pau. Com 2/3 da massa forre o fundo da forma rectangular calcando-a com os dedos ou as costas de uma colher. Coloque a restante massa no frigorífico. Entretanto prepare o molho de caramelo levando ao lume o restante leite evaporado e os caramelos mexendo sempre até que estes derretam. Deposite o molho de caramelo sobre a massa. De seguida espalhe os pedaços de chocolate e por fim coloque a restante massa como se de um crumble se tratasse. Leve ao forno durante cerca de 25 a 30 minutos. Deixe arrefecer totalmente e corte em pedaços.

Nota: para calcar a massa no fundo da forma de uma maneira mais simples mantenha sempre a colher quente molhando-a em água a ferver e secando-a de seguida; desta forma a massa não cola. Quando retirar do forno não se assuste se a massa estiver muito mole já que depois de fria ganha consistência. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 20 quadrados;
tempo de preparação: 25min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate e caramelo.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

Cozinhar sem Lactose disse...

Ui, é uma verdadeira perdição!

Pimentinha disse...

Deve ser mesmo muito bom!! Que aspecto!...

São Ribeiro disse...

Tem mesmo um aspecto guloso.
Eu tenho a certeza que ia adorar
Boa semana
bj

Sabores Autenticos disse...

Hummm...maravilha!
Bjs

Enviar um comentário