RSS

Bolachas de aveia e chocolate

Hoje é dia de bolachas aqui na flor do brownie. Se há coisa que me faz sempre falta em casa são as ditas bolachas, de preferência caseiras, para acalmar aqueles ataques de gula à noite depois de um longo dia de trabalho. As bolachas que trago hoje têm como ingredientes principais a aveia e o chocolate que, na minha opinião, casam na perfeição. Não sendo demasiado doces, tornam-se extremamente gulosas e difíceis de parar de comer. Para os menos gulosos podem sempre substituir o chocolate por frutos secos por exemplo - passas, nozes, amêndoas, escolham o que mais gostarem. A receita foi ligeiramente adaptada daqui




Ingredientes: 
150 gr de manteiga à temperatura ambiente;
80 gr de açúcar amarelo;
100 gr de açúcar;
1 ovo;
1/2 c. (chá) de essência de baunilha;
1/2 c. (chá) de fermento em pó;
150 gr de farinha;
180 gr de flocos de aveia finos;
200 gr de chocolate negro grosseiramente picado (usei com 40% de cacau).

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. Comece por bater a manteiga com os dois tipos de açúcar. Junte o ovo e a essência de baunilha e misture bem. Adicione de seguida a farinha, o fermento e os flocos de aveia, envolvendo bem. Por fim, junte os pedaços de chocolate. Molde pequenas bolas e coloque-as no tabuleiro espalmando-as ligeiramente com os dedos. Leve a cozer durante cerca de 15 minutos. Deixe as bolachas arrefecerem um pouco antes de retirá-las do tabuleiro. 

Nota: separe bem as bolachas quando as colocar no tabuleiro, pois crescem bastante. Podem usar outro tipo de chocolate (de leite, com maior teor de cacau ou branco) ou mesmo misturar vários chocolates.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: cerca de 30 bolachas;
tempo de preparação: 15min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não:
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: aveia e chocolate.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Estão bem apetitosas essas bolachas, eu gosto imenso de usar aveia em biscoitos, ficam sempre óptimos!

Enviar um comentário