RSS

Batata doce no forno

Nem sempre é fácil ter uma alimentação saudável na correria do dia-a-dia. Mas sempre que posso tento optar por soluções saudáveis em detrimento daquelas tentações que chamam por nós a toda a hora. As batatas fritas são uma dessas tentações...são incrivelmente deliciosas e despertam-nos um vício por vezes incontrolável e difícil de domar. Claro está que um dia não são dias e todos cometemos alguns pecados alimentares de vez em quando. Mas porque não torná-los menos pecaminosos e mais saudáveis? A batata doce é uma excelente opção para isso. E feita no forno garanto-vos que não fica atrás das tradicionais batatas fritas. A receita veio daqui. Experimentem!




Ingredientes:
1 batata doce grande;
1 c. (chá) de cominhos;
1 c. (sobremesa) de paprika;
2 c. (sopa) de azeite;
sal q.b

Modo de preparação: 
Pré-aqueça o forno a 200ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. Lave muito bem a batata doce e corte-a em palitos ou rodelas. Tempere com os cominhos, a paprika, o azeite e o sal. Leve ao forno não as colocando umas sobre as outras durante cerca de 20 minutos e virando a meio da cozedura. Quando já estiverem tostadas desligue o forno e deixe-as lá ficar mais uns 10 minutos para ficarem mais crocantes.

Ficha técnica:
prato: acompanhamento;
nº porções: 2 pessoas;
tempo de preparação: 10min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: batata doce.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Muffins de cenoura e canela

Desde miúda que me lembro de ter como bolo favorito o bolo de cenoura. Simples e de sabor inconfundível, acompanhava-me na mala da escola para o lanche da tarde, fazia as delícias nas festas de aniversário e confortava-me nas tardes frias de domingo enquanto fazia os trabalhos de casa. Hoje decidir trazer-vos um queques bem fofos de cenoura com um ligeiro aroma a canela. Sem seguir nenhuma receita em particular, deixei-me levar e fui juntando ingredientes. Optei por não fazer um puré com a cenoura mas antes deixar pequenos pedaços que fossem perceptíveis a cada dentada. O resultado final foi um muffin bem leve e cheio de aroma que me reconfortou e transportou para aqueles velhos tempos...



Ingredientes: 
300 gr de farinha;
200 gr de açúcar amarelo;
400 gr de cenouras;
150 ml de óleo vegetal;
4 ovos;
1c. (sobremesa) de canela moída;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 pitada de sal

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte ou forre 16 forminhas de queque. Comece por descascar as cenouras e leve-as a cozer em água e uma pitada de sal. Depois de cozidas escorra o excesso de água e esmague-as com um garfo e reserve. Entretanto bata os ovos com o açúcar até obter um creme bem fofo. Adicione o óleo, a baunilha, a canela e a cenoura esmagada batendo bem. Por fim, envolva a farinha e o fermento na massa e coloque uma porção em cada forminha. Leve a cozer cerca de 15 a 20 minutos.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 16;
tempo de preparação: 20min + 15min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: cenoura.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Tarte folhada de pêra

As tartes de fruta são um dos meus lanches preferidos. E quanto mais simples forem melhor - sem molhos, sem coberturas, sem grandes preparos; apenas o sabor intenso da fruta da época ligeiramente condimentada. Hoje trago-vos uma tarte folhada de pêra...tinha algumas pêras a pedirem desesperadamente para serem utilizadas! A massa folhada utilizei-a de compra - desculpem-me os mais exigentes mas o dia-a-dia é passado a correr e estas pequenas maravilhas já preparadas trazem-me um suspiro de alívio quando o objectivo é ter uma sobremesa pronta em pouco mais de 40 minutos.  De aspecto tosco, com fruta desalinhada, esta tarte folhada trouxe um perfume maravilhoso que invadiu toda a cozinha. Podem substituir a pêra por maçã. Nesta receita utilizei a nossa maravilhosa pêra rocha. Adaptei-a daqui.



Ingredientes:
1 base de massa folhada rectangular;
5 pêras médias maduras mas firmes;
2 c. (sopa) de açúcar;
1 ovo;
1c. (sopa) de água;
sumo de meio limão;
1 c. (sobremesa) de canela moída;
1c. (café) de noz-moscada;
1c. (sopa) de amido de milho;
canela q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC. Desenrole a massa folhada e coloque sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal (pode aproveitar o papel que habitualmente a massa folhada trás). Misture o ovo com a água e pincele toda a massa folhada. Com uma faca faça uma moldura com cerca de 1 cm em redor de todo o rectângulo, sem cortar a massa em profundidade. Vire para cima esses bordos dando alguma altura à placa de massa folhada. Pique a massa com um garfo. Entretanto descasque as pêras, tire-lhes os caroços e corte-as em fatias finas. Adicione o sumo de limão, a canela, o amido de milho, o açúcar e a noz-moscada e misture bem. Deposite esta mistura sobre a tarte e polvilhe com mais canela moída a gosto. Leve a cozer até dourar durante cerca de 30 minutos. Sirva morno ou frio.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 10min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: pêra.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Biscotti integral de amêndoa, mel e clementina

Hoje trago uma receita bem saudável para tratar daqueles loucos desejos por bolachas ao final da noite. Com o início do novo ano, todos trazemos promessas de uma alimentação mais saudável e equilibrada que, com a rotina do dia-a-dia, nem sempre é fácil de conseguir. Mas esta receita além de ser muito rápida na confecção, prima por ser bastante saudável - o açúcar é substituído por mel e a manteiga é substituída por farinha de amêndoa que mais não é do que miolo de amêndoa ralado finamente. A receita adaptei-a daqui e o resultado foi surpreendente. Para aqueles mais gulosos podem sempre optar por fazer uma cobertura ou mesmo aumentar a quantidade de mel utilizado. Eu gostei assim e recomendo vivamente que experimentem.




Ingredientes:
250 gr de farinha de trigo integral;
125 gr de miolo de amêndoa ralado finamente;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 pitada de sal;
200 gr de mel;
3 ovos;
2 c. (sopa) de sumo de clementina;
2 c. (sopa) de raspa de clementina;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
100 gr de amêndoas laminadas.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 160ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. Misture a farinha com o miolo de amêndoa ralado, o fermento em pó e o sal e reserve. Bata os ovos com o mel, adicione a baunilha, o sumo e a raspa da clementina e bata bem. Adicione aos poucos a mistura seca envolvendo muito bem e. por último, adicione as amêndoas laminadas. Divida a massa em dois e forme dois cilindros sobre o tabuleiro. Leve ao forno a cozer durante 30 a 40 minutos e deixe arrefecer totalmente. Corte em diagonal fatias de biscoito com cerca de 1 cm de espessura e leve-os novamente ao forno por mais uns 10 a 15 minutos, virando-os a meio da cozedura. Deixe arrefecer totalmente e guarde-os numa caixa hermeticamente fechada.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 3 dúzias;
tempo de preparação: 30min + 50min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: amêndoa.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo de leite

Eu bem sei que a chuva faz falta mas estes dias cinzentos, chuvosos e contínuos que parecem não ter fim, deixam-me com vontade de hibernar. O sol demora a aparecer e quando dá um ar da sua graça, dá meia volta e transforma-se numa valente carga de água. Para contrariar esta tendência de inércia, nada melhor do que arregaçar as mangas e fazer um bolinho simples que acompanha bem um belo chá a qualquer hora do dia. Trago-vos então um bolo de dois leites - leite condensado e leite meio-gordo que é uma simples adaptação dos tradicionais bolos de leite condensado simples e densos. Assim em vez de cair na gulodice de comer leite condensado às colheradas (sim eu confesso que também faço isso!) optei por fazer este bolo que fez as delícias de quem provou!




Ingredientes:
300 gr de farinha;
250 gr de manteiga amolecida;
100 gr de açúcar;
4 ovos;
1 lata de leite condensado;
a mesma medida da lata de leite meio-gordo;
raspa de 1 limão;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
açúcar em pó q.b.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Comece por bater a manteiga com o açúcar. Adicione os ovos um a um, a raspa de limão, a essência de baunilha e os dois leites e bata bem. Por fim adicione a farinha e o fermento envolvendo a massa até estar tudo bem misturado. Leve a cozer numa forma redonda previamente untada com manteiga durante cerca de 60 minutos. Polvilhe com açúcar em pó na hora de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 10 fatias;
tempo de preparação: 20min + 1h cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: leite.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Quadrados de amendoim, chocolate e doce de leite

Hoje trago-vos a primeira receita de 2014 e, como não podia deixar de ser, é uma pequena gulodice. Bem sei que ainda há pouco tempo tivemos épocas festivas com abusos e exageros durante vários dias e desculpem-me quem estiver de dieta, mas não resisti a trazer-vos estes pequenos quadrados pecaminosos com uma base amanteigada, seguida de doce de leite, amendoim salgado e por último uma camada generosa de chocolate. Vi esta receita no programa "Doce Diário" da Rachel Allen do 24 kitchen e adaptei-a ligeiramente. Se quiserem podem fazer uma base de bolacha sem necessitar de ir ao forno. Podem também substituir o amendoim salgado por outro fruto seco. Espero que gostem e experimentem!



Ingredientes:
300 gr de farinha;
200 gr de manteiga amolecida;
100 gr de açúcar;
1 lata de doce de leite;
200 gr de amendoim com sal;
300 gr de chocolate negro derretido (usei com 70% cacau)

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Misture a farinha com a manteiga e o açúcar até obter uma massa firme. Forre o fundo do tabuleiro com esta massa, calcando-a bem com as costas de uma colher até ficar com uma espessura uniforme. Leve a cozer durante cerca de 20 minutos e deixe arrefecer por completo. Deposite o doce de leite sobre a massa, de seguida os amendoins grosseiramente picados calcando-os ligeiramente e por último o chocolate derretido. Leve ao frigorífico para solidificar durante cerca de 2h e corte em pequenos quadrados. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 20 quadrados;
tempo de preparação: 20min + 20min cozedura + 2h frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças. sim;
ingrediente principal: amendoim 

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS