RSS

As 12 receitas mais visitadas de 2013

Com o final de ano à porta, não podia deixar de vos recordar as 12 receitas mais vistas aqui na flor do brownie. Obrigada por estarem desse lado e acompanharem-me nesta cozinha que tenta ser simples e deliciosa!  Desejo-vos um excelente 2014!




  • Bolachas tradicionais de aveia: estas deliciosas bolachas proporcionam um belo lanche a meio do dia. Ricas e deliciosas, o difícil é parar de comê-las!

  • Bolo bundt banoffee: este foi o meu primeiro bolo bundt. A experiência correu lindamente e no próximo ano certamente terão mais como este!

  • Brownie cheesecake: estes quadrados misturam a delícia do cheesecake com o pecado do brownie. O que poderíamos desejar mais?

  • Semifrio de pêssego e chocolate branco: esta é daquelas receitas que podemos fazer com bastante antecedência e que fazem as delícias de todos. Podem usar sempre a mesma base, variando no tipo de fruta.

  • Mil-folhas de figos: com toda a frescura de verão, este mil-folhas de figos finaliza em beleza aquele almoço de domingo nas tão desejadas férias de verão. Não me importava nada que fossem já amanhã!!

  • Mini pavlovas com lemon curd: de aspecto requintado mas bem simples na confecção, esta sobremesa vai fazer as delícias daquelas visitas mais exigentes. Mas atenção que não podem comer o lemon curd todo antes de servir!

  • Brownie merengado com molho de caramelo: este brownie é impróprio para quem está de dieta! O intenso do chocolate combina com o crocante merengue regado com um molho de caramelo divinal...terrível não é?

  • Chiffon de baunilha com mascarpone de framboesas: aqui está um bolo para uma ocasião especial. Apesar de trabalhoso, garanto-vos que vale a pena. Feito de 4 camadas de chiffon intercaladas por um mascarpone de framboesas, é finalizado com um chantilly acabadinho de fazer. Mais um pecado!



Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Biscoitos de côco e flor de sal

Quando a preguiça se instala e o desejo por algo doce é mais forte que eu, opto por fazer receitas simples e rápidas, de preferência que não façam muita sujidade! Os biscoitos são uma gulodice que sabe bem a qualquer hora do dia ou da noite! E estes biscoitos são uma verdadeira tentação viciante. Bem estaladiços por fora e de consistência pegajosa no seu interior tornam-se um vício ao qual é difícil resistir e dizer "já chega!". A finalização com flor de sal realça todos os sabores do biscoito tornando-o ainda mais intenso. Para os apreciadores de côco recomendo vivamente estes pequenos pecados. São ainda uma excelente opção para quem não pode ingerir glúten já que não levam farinha e acabam por ser bastante saudáveis com baixo teor de gordura. Esta receita foi retirada daqui e rende cerca de 3 dúzias. Espero que gostem! 



Ingredientes:
40 gr de manteiga;
200 gr de côco ralado;
2 ovos;
130 gr de açúcar;
flor de sal q.b.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal (não necessita de untar). Derreta a manteiga e adicione-a ao côco ralado envolvendo bem. Bata os ovos e adicione o açúcar aos poucos até obter uma mistura esbranquiçada. Adicione o côco e envolva bem. Com uma colher de sobremesa retire pequenas porções de massa e coloque o tabuleiro, calcando cada biscoito ligeiramente. Leve ao forno durante cerca de 10 minutos. Retire e coloque de imediato umas pedrinhas de flor de sal em cada biscoito. Deixe arrefecer por completo e guarde-os numa caixa hermeticamente fechada.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: cerca de 36 biscoitos;
tempo de preparação: 15min + 10 min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: côco.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Crumble de batata doce

Hoje trago-vos mais uma receita com batata doce. Como sabem sou apologista de consumir os produtos da época e a batata doce nesta altura do ano é absolutamente divinal. Esta receita foi adaptada daqui e é uma verdadeira delícia para os apreciadores de batata doce. A cobertura crocante das nozes confere-lhe um contraste verdadeiramente tentador e o difícil mesmo é não repetir. Utilizei farinha integral mas podem utilizar farinha normal ou mesmo aveia. Experimentem e porque não tornar deste crumble uma sobremesa para o vosso Natal?



Ingredientes:
Base:
2 batatas doce grandes;
3 ovos;
1/2 ch. açúcar amarelo;
1/4 ch. manteiga derretida;
1/3 ch. leite;
1 c. (chá) de canela moída;
1 c. (chá) de essência de baunilha.

Crumble:
1/2 ch. farinha de trigo integral;
1/2 ch. manteiga fria cortada em cubos;
1/2 ch. açúcar amarelo;
3/4 ch. nozes partidas grosseiramente

Modo de preparação: 
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte com manteiga um refractário oval ou rectangular que possa ir ao forno. Coza as batatas doce e reduza-as a puré com um garfo. Misture todos os ingredientes da base com a batata doce e misture bem. Deposite no refractário e reserve. Entretanto prepare o crumble misturando todos os ingredientes com a ponta dos dedos até obter "migalhas". Coloque o crumble sobre a mistura de batata doce e leve a cozer durante cerca de 30 minutos. Sirva morno ou frio.

Nota: utilizei uma chávena medidora de 250ml

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 30min + 30min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: batata doce.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

"Blog mais doce de Portugal"

A marca RAR açúcar lançou um desafio aos bloggers de Portugal para criar uma sobremesa natalícia feita com o seu açúcar. As 5 melhores receitas são premiadas com o título de "blog mais doce de Portugal". A minha participação neste passatempo é feita com uma mousse de chocolate branco e romã. Espero que gostem!



Ingredientes:
200 gr de chocolate branco;
200 ml de natas frescas;
200 gr de queijo-creme;
2 claras;
1 c. (sopa) de açúcar RAR branco;
2 romãs descascadas.

Modo de preparação:
Leve as natas e o chocolate a derreter em banho-maria. Deixe arrefecer ligeiramente. Bata o queijo-creme e adicione o chocolate derretido e misture bem. Leve por cerca de 15 minutos ao congelador para ganhar consistência. Entretanto bata as claras em castelo e adicione o açúcar RAR. Envolva as claras na mousse de chocolate branco e reserve. Em tacinhas deposite uma camada de mousse, alguns bagos de romã, nova camada de mousse e finalize com bagos de romã. Leve ao frio até à hora de servir.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 7;
tempo de preparação: 15min + 15min congelação;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate branco e romã.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Brownies de batata doce

Há algum tempo que tinha esta receita guardada mas as últimas semanas têm sido um autêntico caos em termos de trabalho e a falta de tempo consome por um completo as escassas 24h que parecem voar na rotina do dia a dia. A batata doce é um dos meus alimentos preferidos - lembra-me os dias curtos, frios e chuvosos que invadem a nossa casa no início do outono. De sabor inigualável, a batata doce permite uma versatilidade de fazer inveja a muitos - em doces ou salgados, simples ou acompanhada, enriquece cada prato conferindo textura a cada um deles. Além disso, devido ao seu sabor adocicado e à sua capacidade de conferir humidade permite-nos reduzir o teor de açúcar e gordura em cada preparado. Estes brownies não ficam nada atrás dos originais, muito pelo contrário, acabando ao mesmo tempo por serem um pouco mais saudáveis. Desfazem-se na boca a cada dentada e fazem-nos desejar por mais. Espero que gostem! Esta receita foi adaptada daqui.




Ingredientes:
100 gr de manteiga;
200 gr de chocolate negro partido em pedaços;
200 gr de batata doce cozida e reduzida a puré;
125 gr de açúcar amarelo;
2 ovos;
1 c. (chá) de essência de baunilha;
1 c. (café) de fermento em pó;
100 gr de farinha;
100 gr de nozes picadas grosseiramente.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal. Derreta 125 gr de chocolate com a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas. Bata o puré de batata doce com o açúcar amarelo. Adicione os ovos, a baunilha e o chocolate, a farinha e o fermento e bata bem. Por último adicione as nozes e o restante chocolate, envolvendo bem na massa. Leve a cozer durante cerca de 25 minutos. Deixe arrefecer por completo e corte em quadrados.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 15 quadrados;
tempo de preparação: 30min + 25min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate e batata doce.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS