RSS

Bolo de maçã às camadas

Se há coisa que eu gosto é de usar os produtos da época. Apesar de hoje em dia as frutas e legumes estarem disponíveis todo o ano, em determinados meses a sua qualidade atinge o expoente máximo e permitem-nos criar e recriar pratos maravilhosos nas nossas cozinhas. Como não podia deixar de ser, neste outono tinha de publicar um bolo de maçã! Adoro receitas com maçãs, seja bolos, tartes ou sobremesas! E, de preferência, quanto mais simples for o bolo melhor. Este é um deles. Esta receita não sei bem a sua origem - é daquelas que sempre me lembro de comer desde miúda. Trata-se um bolo bem simples, amanteigado e bem fofinho intercalado por camadas de maçãs que lhe confere um contraste delicioso. Desfaz-se literalmente na boca! Podem fazê-lo tanto numa forma redonda como rectangular. Pessoalmente, prefiro na forma rectangular para depois poder cortá-lo em pequenos quadrados. Podem também colocar um pouco de geleia na superfície do bolo no final se assim o desejarem. Para mim este é sem dúvida "o" bolo de maçã!




Ingredientes:
250 gr de açúcar;
150 gr de manteiga;
4 gemas;
4 claras batidas em castelo;
200 gr de farinha peneirada;
1 c. (chá) de fermento em pó;
5 maçãs médias.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 160ºC. Unte uma forma rectangular ou redonda. Descasque as maçãs e corte-as em fatias finas e reserve. Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo e adicione as gemas uma a uma. Adicione aos poucos as claras batidas em castelo alternadas com a farinha misturada com o fermento, envolvendo a massa sem bater em demasia. Monte então o bolo colocando uma camada fina de massa no fundo da forma, de seguida uma camada de fatias de maçã, seguida por uma camada de massa e nova camada de fatias de maçã. Repita este processo terminando com uma camada de fatias de maçã. Leve a cozer durante cerca de 45 minutos. Deixe arrefecer em corte em fatias ou quadrados.

Nota: pode usar qualquer tipo de maçã, desde que sejam bem firmes, contudo as mais ácidas conferem um maior contraste ao bolo.

Ficha técnica: 
prato: sobremesa;
nº porções: 8;
tempo de preparação: 30min + 45min cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: maçã

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

7 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Que aspecto fantástico!

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Um bolo de maçã é sempre delicioso... gostei muito desta ideia das camadas, deve conferir um contraste de sabores e textura maravilhoso!
Beijinhos

São Ribeiro disse...

Adoro bolos de maça e este deve ter ficado uma delicia
bj

Entre Tachos e Sabores disse...

Adoro bolo de maçã, ficou com optimo aspecto!

Beijinhos
Joana

Marlene Teixeira disse...

Eu também adoro maçãs em todo o tipo de sobremesas...bolo de maçã é sempre uma maravilha...e este bolo ficou com muito bom aspecto mesmo!
Dá vontade de pegar num quadradinho :)

Beijinhos*
http://dapanelaparaocoracao.blogspot.pt/

Tertúlia da Susy disse...

Maravilhoso!
Bjs

That Cake Sweet disse...

Como eu gosto de bolo de maçã está delicioso e com muito bom aspecto este quadradinho, que guloso.

Beijinhos

Enviar um comentário