RSS

Tiramisú de abóbora

Com a chegada dos dias chuvosos e cinzentos, o desejo por produtos outonais desperta e, confesso que não resisto a correr as prateleiras dos pequenos mercados à procura de algo inspirador para novas receitas. Hoje em dia é frequente termos a maior parte dos produtos disponíveis todo o ano, mas não tenho a menor dúvida de que a sua qualidade é inigualável na época do ano apropriada. E para mim, outono é sinónimo de doces com abóbora, tarte de maçã com perfume de canela ou simplesmente umas maravilhosas castanhas acabadinhas de assar. Desta vez trago-vos uma novidade - peguei na tradicional receita de tiramisú e adaptei-a a esta estação do ano com um maravilhoso puré de abóbora a invadir a cremosidade do mascarpone. Confesso-vos que tinha algum receio do resultado, já que o tiramisú é daquelas sobremesas que gravam a nossa memória de tal forma, que se tona impossível igualá-lo. O resultado foi surpreendente, de tal forma que acho que vou passar a fazer esta versão rica e outonal. Espero que experimentem e digam-me de vossa justiça. E com isto participo também no passatempo da Marisa do tão inspirador blog Sweet my Kitchen, que comemora os 3000 "likes" no facebook.



Ingredientes:
750 gr de abóbora crua;
125 gr de açúcar em pó;
250 gr de queijo mascarpone;
raspa de 1/4 de limão;
150 gr de palitos la reine;
2 c. (sopa) de café solúvel;
150 ml de água a ferver;
300 ml de natas frescas;
4 c. (sopa) de açúcar;
raspas de chocolate q.b;
sal q.b

Modo de preparação:
Comece por levar ao lume a abóbora partida em pequenos pedaços. Tempere de sal e deixe-a cozer. Escorra toda a água excedente, esmague-a com um garfo e passe-a pelo coador para retirar todo o excesso de água. De seguida reduza tudo a puré com a varinha mágica. Deixe arrefecer por completo e reserve. Entretanto misture o queijo mascarpone com o açúcar em pó e a raspa de limão até obter um creme uniforme. Adicione o puré de abóbora, envolva bem e leve ao frigorífico por cerca de 1 hora. Batas as natas com o açúcar em ponto de chantilly e reserve. Prepare o café misturando-o com a água a ferver e embeba cada um dos palitos la reine nele, tendo o cuidado de não os deixar demasiado tempo para que não fiquem muito moles. Monte então o tiramisú em taças individuais: coloque uma camada de palitos partidos em 2 ou 3 pedaços cada, de seguida coloque o creme de mascarpone e abóbora e, por fim, as natas. Repita este procedimento e termine com as raspas de chocolate como vê na foto. Leve ao frio até à hora de servir.

Nota: se quiser pode montar o tiramisú numa taça rectangular grande, mas para isso crie apenas três camadas - palitos, creme mascarpone e natas.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº porções: 4;
tempo de preparação: 40min + 1h de frigorífico;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: abóbora

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

That Cake Sweet disse...

Diferente mas certamente delicioso, as cores são bem mais bonita que o tiramisú norma, deve ser certamente uma delicia.

Beijos

Doces em Casa disse...

A sobremesa está linda, diferente e verdadeiramente inspiradora.
Tenho muita vontade de provar uma dessas tacinhas generosas!

Beijo,
Aida

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Que maravilha... mais uma receita guardada!
Beijinhos

Rute Jacinto disse...

Diferente mas parece uma delicia! Parabéns pela originalidade! Bjinhos

Enviar um comentário