RSS

Scones integrais de chocolate

Reparei há uns dias que, de entre as inúmeras receitas que tenciono colocar no blog, ainda não tinha colocado nenhuma de scones. O que adoro nestes pequenos pães doces é a facilidade e rapidez com que se confeccionam, para satisfazer aqueles desejosos impetuosos que surgem a meio de uma tarde passada no "dolce far niente". Esta receita, apesar do chocolate, é bastante saudável pois tem um baixo teor de gordura e um alto teor de fibras integrais. É daquelas receitas que nos deixam confortáveis e de bem com a vida. Adaptei-a ligeiramente daqui.




Ingredientes:
250 gr de farinha de trigo integral;
60 gr de açúcar;
1 c. (sopa) rasa de fermento em pó;
1/2 c. (chá) de sal;
150 gr de chocolate com 40% cacau;
1 iogurte grego natural;
1 c. (chá) de extracto de baunilha;
85 gr de manteiga;
1 ovo;
açúcar q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. Misture as 250gr de farinha, com o sal, o açúcar e o fermento. Adicione a manteiga cortada em cubos e com a ponta dos dedos incorpore-a nos ingredientes secos. Junte depois o chocolate partido em pequenos pedaços, o ovo, o iogurte grego e o extracto de baunilha. Misture tudo bem e molde uma pequena bola. Se a massa estiver muito mole adicione mais um pouco de farinha para que permita moldá-la. Coloque a bola de massa sobre o tabuleiro, espalme ligeiramente com os dedos, deixando-a com uma espessura de cerca de 2,5 cm. Com uma faca bem afiada divida a massa em 8 triângulos. Eu acabei por não separar os triângulos, deixando apenas os vincos na massa, mas se quiser pode separá-los para que cozam individualmente. Polvilhe com açúcar e leve a cozer durante cerca de 20 minutos. Sirva-os mornos ou frios.

Ficha técnica:
prato: snack;
nº de porções: 8;
tempo de preparação: 15min + 20min de cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Sonhos da su disse...

Esta bem apetitoso.

Beijinhos

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Adoro sconnes e sabes que, agora que falas nisso, também ainda não publiquei nenhuns? Os teus ficaram bem gulosos e saudáveis! :)
Beijinhos

Enviar um comentário