RSS

Scones integrais de chocolate

Reparei há uns dias que, de entre as inúmeras receitas que tenciono colocar no blog, ainda não tinha colocado nenhuma de scones. O que adoro nestes pequenos pães doces é a facilidade e rapidez com que se confeccionam, para satisfazer aqueles desejosos impetuosos que surgem a meio de uma tarde passada no "dolce far niente". Esta receita, apesar do chocolate, é bastante saudável pois tem um baixo teor de gordura e um alto teor de fibras integrais. É daquelas receitas que nos deixam confortáveis e de bem com a vida. Adaptei-a ligeiramente daqui.




Ingredientes:
250 gr de farinha de trigo integral;
60 gr de açúcar;
1 c. (sopa) rasa de fermento em pó;
1/2 c. (chá) de sal;
150 gr de chocolate com 40% cacau;
1 iogurte grego natural;
1 c. (chá) de extracto de baunilha;
85 gr de manteiga;
1 ovo;
açúcar q.b para polvilhar.

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal. Misture as 250gr de farinha, com o sal, o açúcar e o fermento. Adicione a manteiga cortada em cubos e com a ponta dos dedos incorpore-a nos ingredientes secos. Junte depois o chocolate partido em pequenos pedaços, o ovo, o iogurte grego e o extracto de baunilha. Misture tudo bem e molde uma pequena bola. Se a massa estiver muito mole adicione mais um pouco de farinha para que permita moldá-la. Coloque a bola de massa sobre o tabuleiro, espalme ligeiramente com os dedos, deixando-a com uma espessura de cerca de 2,5 cm. Com uma faca bem afiada divida a massa em 8 triângulos. Eu acabei por não separar os triângulos, deixando apenas os vincos na massa, mas se quiser pode separá-los para que cozam individualmente. Polvilhe com açúcar e leve a cozer durante cerca de 20 minutos. Sirva-os mornos ou frios.

Ficha técnica:
prato: snack;
nº de porções: 8;
tempo de preparação: 15min + 20min de cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Empanadas folhadas de salmão

Sempre achei o salmão um peixe bastante versátil, apto tanto para cozinhados rápidos e simples como para pratos mais cerimoniosos e sofisticados. E desta vez, trago-vos algo bem simples, que serviu para aproveitar alguns ingredientes que tinha no frigorífico e que mais dia menos dia, se não fossem usados, iriam parar infelizmente ao caixote do lixo. Já vos disse noutros posts que tento sempre reaproveitar tudo o que está no frigorífico ou na despensa, já que deitar comida fora é algo que me custa bastante. Acho que quando compramos um produto, devemos sempre respeitá-lo ao máximo, preservando as suas qualidades naturais, mas, por vezes, o tempo vai passando e quando nos apercebemos, aquele legume resplandescente que nos cativou na compra, deu lugar a umas folhas murchas que precisam de outro tipo de preparo. E quem diz legume diz qualquer outro tipo de fresco. Assim surgiram estas empanadas folhadas que são muito simples de fazer e que servem perfeitamente para um jantar rápido após um longo dia de trabalho.




Ingredientes:
4 quadrados 13x13cm de massa folhada;
200 gr de espinafres;
150 gr de salmão cozido limpo de pele e espinhas;
2 ovos pequenos;
1 gema para pincelar;
1 cebola finamente picada;
2 c. (sopa) de azeite;
sal,pimenta e noz-moscada q.b

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque uma folha de papel vegetal no fundo de um tabuleiro de ir ao forno. Leve ao lume o azeite com a cebola picada, deixe refogar um pouco e adicione os espinafres. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Deixe cozinhar em lume forte para libertar toda a água e reserve. Comece então a montar as empanadas, colocando um quadrado de massa no tabuleiro - não se esqueça de reservar cerca de 1 cm de margem para conseguir fechá-las mais facilmente. De seguida coloque metade dos espinafres e por cima metade do salmão partido em pequenos pedaços. Por último faça uma pequena cova no meio do recheio e deposite o ovo inteiro ( se forem muito grandes rejeite parte da clara para que esta não extravaze por fora da massa). Tempere de novo com sal e pimenta e feche com outro quadrado de massa folhada. Cuidadosamente, pressione os bordos com um garfo para unir os dois quadrados. Pincele com a gema. Repita o procedimento para a segunda empanada. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos, até a massa estar alourada. Deixe arrefecer um pouco e sirva ainda morno.

Ficha técnica:
prato: entrada ou prato principal;
nº de porções: 2;
tempo de preparação: 15min + 15min de cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: salmão

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Tarteletes de chocolate e caramelo

Esta era uma das receitas que já estava na lista "A FAZER" há algum tempo. Precisava era de tempo para a fazer. Apesar de demorada e um pouco trabalhosa, digo-vos que vale cada minuto que se perde na sua execução. Apesar de não ter grande experiência a fazer massas de tartes e de estar com algum receio do resultado final, aventurei-me de cabeça nesta receita e segui-a quase à risca para não correr risco de fazer asneiras. Esta massa não é muito fácil mas o seu sabor é inigualável! Quanto ao recheio digo-vos que é próprio para viciados em chocolate - não sei se conhecem alguém que caiba nessa categoria ;)! O caramelo combina na perfeição com o chocolate e o remate final da flor de sal realça toda a textura e cremosidade da ganache. Só vos posso dizer que vale a pena experimentarem! Esta receita foi inspirada nestes dois sites maravilhosos: sweetapolita e martha stewart claro está! E com isto participo no passatempo do blog O Barriguinhas e o seu 3º aniversário, da querida Lúcia Fernandes que tive o prazer de conhecer num workshop de culinária.




Ingredientes:
Massa:
180 gr de farinha;
35 gr de cacau em pó;
2 gemas;
150 gr de manteiga sem sal;
70 gr de açúcar em pó;
1/2 c. (chá) de extracto de baunilha;
1 pitada de sal.

Molho de caramelo:
300 gr de açúcar;
90 ml de água;
90 gr de manteiga sem sal;
100 ml de natas frescas;
1 pitada de sal.

Ganache de chocolate:
150 gr de chocolate de culinária com 40% cacau;
150 ml de natas frescas
flor de sal q.b para decorar

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte 8 formas de tarteletes e forre o fundo com papel vegetal. Comece por fazer a massa, peneirando a farinha com o cacau e reserve. Entretanto bata a manteiga amolecida com o açúcar em pó, adicione as gemas e a baunilha. Adicione a farinha com o cacau batendo bem. Leve a massa ao frigorífico cerca de 30 minutos. Corte duas folhas grandes de papel vegetal e coloque a massa entre as duas. Com um rolo da massa comece a esticá-la até ficar com uma espessura uniforme de cerca de 5 mm. Corte círculos de massa e coloque sobre cada uma das tarteletes, ajeitando-a e remendando-a com os dedos (é uma massa que se parte facilmente). Leve de novo ao frigorífico durante cerca de 30 minutos. Pique a massa com um garfo e leve a cozer durante cerca de 15 minutos. Deixe-as arrefecer e desenforme-as cuidadosamente. Prepare o molho de caramelo, levando ao lume o açúcar com a água e o sal. Deixe ferver até ganhar um tom dourado, sem queimar. Retire do lume e adicione a manteiga e as natas (cuidado pois a mistura entrará em ebulição novamente), mexendo bem. Deixe arrefecer um pouco e divida o molho por cada uma das tarteletes. Leve ao frigorífico durante, pelo menos, 1 hora para solidificar. Entretanto prepare a ganache - leve as natas ao lume até levantarem fervura e deposite-as sobre o chocolate partido em pequenos pedaços. Mexa bem e deixe arrefecer um pouco. Divida a ganache pelas tarteletes depositando-a, cuidadosamente, sobre o molho de caramelo. Leve cerca de 1hora ao frigorífico e na hora de servir decore com umas pedrinhas de flor de sal.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº de porções: 8;
tempo de preparação: 40min + 15min de cozedura + 3h de frigorífico;
dificuldade: média;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: chocolate

Até breve.

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mil-folhas de figos de novo!

É com grande alegria que vos anuncio que a receita do mil-folhas de figos apresentada no último post deste blog, venceu o passatempo Giveaway de verão do blog Bem bons. Não podia deixar de partilhar esta notícia com vocês que me seguem e me apoiam, com os vossos comentários motivadores e encorajadores. Por isso, um muito obrigada à Ana Rita do blog Bem bons e a todos os que me lêem a cada post publicado. Espero que continuem a fazê-lo! Deixo aqui o link para o mil-folhas de figos - uma sobremesa gulosa e fresca para os dias mais quentes!




Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mil-folhas de figos

Com a persistência das temperaturas elevadas, custa muito acreditar que o verão está quase a chegar ao fim. E para mim não há verão sem figos. Por isso, não poderia deixar acabar o verão sem apanhar uma boa "barrigada" deles. Aquele aroma inconfundível lembra-me sempre férias, praia e muito descanso. Desta vez resolvi dar improvisar um pouco - queria algo refrescante mas ao mesmo tempo que me surpreendesse pelo sabor e pelas texturas. Daí nasceu este mil-folhas (experimental confesso!) mas que me fascinou completamente. A doçura dos figos mistura com um recheio cremoso e uma massa folhada estaladiça, originando um resultado divinal. Confesso-vos que é de comer e chorar por mais acreditem!. A descrição da receita é um pouco longa, mas a sua execução não é nada complicada nem trabalhosa. Se gostam de figos, experimentem!. E com isto participo também no passatempo "Giveaway Verão e uma receita no Bem Bons", cujo tema era uma receita de verão que descrevesse o "nosso" verão, utilizando para isso produtos da época.




Ingredientes:
200 gr de queijo-creme;
75 gr de açúcar em pó;
raspa de meio limão;
6 figos pequenos; 
3 quadrados 12x12cm de massa folhada;
açúcar em pó e mel q.b para decorar.

Modo de preparação:
Comece por pré-aquecer o forno a 200ºC. Coloque uma folha de papel vegetal no fundo do tabuleiro. Corte cada quadrado de massa folhada ao meio, obtendo 6 rectângulos com a dimensão 12x6cm. Pique os rectângulos com um garfo e leve-os ao forno durante cerca de 15 minutos até ficarem bem dourados. Retire e deixe arrefecer. Entretanto bata o queijo-creme com o açúcar em pó até obter uma mistura uniforme, adicione a raspa de limão e mexa bem. Entretanto reserve 2 figos para o topo de cada mil-folhas e fatie em fatias não muito finas os restantes 4 figos. Comece a montagem de cada mil-folhas - separe 3 rectângulos de massa folhada para cada um e divida o queijo creme em duas porções. Num prato coloque um rectângulo de massa folhada, de seguida queijo-creme e por último um dos figos fatiados. Volte a colocar novo rectângulo de massa folhada, mais um pouco de queijo-creme e o 2º figo. Termine com o último rectângulo de massa folhada e coloque no seu centro uma colher de café de queijo-creme, terminando com um figo partido em quatro, como vê na foto. Polvilhe com açúcar em pó e um pouco de mel a gosto. Repita o procedimento para o 2º mil-folhas. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº de porções: 2;
tempo de preparação: 15min+15min de cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: figos

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Muffins de iogurte

Hoje trago-vos uma receita que todos vocês, provavelmente, já conhecem, mas que não resisti em publicá-la - muffins de iogurte. De tamanha simplicidade e sabor inigualável, os bolinhos de iogurte foram uma das primeiras receitas que cozinhei quando era miúda. Na altura, usava sempre o copo do iogurte como medidor para quantificar todos os ingredientes e resultava na perfeição. Ficava colada à porta do forno para ver se eles cresciam, resistindo à tentação de abrir a porta para os espreitar. Não sei se nessa altura o melhor era comer os bolinhos ainda quentes ou rapar os restos de massa crua que ficavam na tigela e nos dedos! As duas opções eram igualmente tentadoras. De ar simples e tosco, estes queques são memórias deliciosas a qualquer hora do dia ou da noite! Espero que gostem.




Ingredientes:
5 ovos;
200 gr de açúcar;
200 gr de farinha;
1 iogurte natural (usei iogurte grego);
100 gr de manteiga amolecida;
1 c. (chá) de fermento em pó.

Modo de preparação:
Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC. Coloque forminhas de papel num tabuleiro para muffins ou em forminhas individuais. Numa tigela bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo. Adicione a manteiga amolecida e o iogurte e continue a bater. Adicione a farinha e o fermento em pó, lentamente, envolvendo bem em toda a massa. Distribua a massa pelas forminhas e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. 

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº de porções: 16;
tempo de preparação: 15min + 20min de cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: iogurte.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Frango crocante com sésamo e parmesão

Vocês já sabem como adoro fazer receitas rápidas e fáceis e, desta vez, trago mais uma que cabe que nem uma luva nesta categoria. Este frango faz-se num abrir e fechar de olhos e além de ser muito rápido, tem a vantagem de ser extremamente saudável e pode ser preparado com alguma antecipação. A sua crosta crocante nada fica atrás àqueles bem mais calóricos que exigem uma fritura na sua confecção. Não podemos descurar a nossa alimentação e, se puder ser saboroso e saudável, melhor ainda! Não prometo que as próximas receitas sejam tão saudáveis - já tenho umas sobremesas novas em vista (desculpem-me mas não lhes resisto)! Por isso, espero que gostem desta receita bem simples de um frango crocante com sésamo e um suave aroma a parmesão.




Ingredientes:
2 peitos de frango;
6 c. (sopa) de sementes de sésamo;
3 c. (sopa) de parmesão ralado;
1 c. (sobremesa) de oregãos;
1 c. (chá) de alho moído;
1 c. (sopa) de azeite;
sumo de 1/2 limão;
sal e pimenta q.b.
coentros picados q.b

Modo de preparação:
Comece por aquecer o forno a 220ºC. Coloque uma folha de papel vegetal num tabuleiro de ir ao forno. Comece por cortar os peitos de frango em tiras não muito finas. Num taça coloque o frango e tempere-o com os oregãos, o alho moído, o azeite, o sumo de limão, o sal e a pimenta e reserve. Entretanto, torre as sementes de sésamo num frigideira anti-aderente, sem as deixar escurecer em demasia. Misture as sementes com o queijo parmesão ralado e passe cada pedaço de frango por esta mistura. Coloque no tabuleiro, regue com um fio de azeite e leve a cozer durante cerca de 15 minutos. Polvilhe com coentros picados e sirva com uma boa salada.

Ficha técnica:
prato: principal;
nº de porções: 2;
tempo de preparação: 10min + 15min de cozedura;
dificuldade: fácil;
vegetariano: não;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: frango.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Crumble integral de pêssego

Com o verão prestes a despedir-se, sinto uma necessidade muito grande de aproveitar tudo o que ele ainda nos trás - sol, calor, fruta maravilhosa, chinelos no pé, areia, esplanadas ao pôr do sol...E nada melhor do que usar e abusar da abundância de frutas de verão que ainda temos. Os pêssegos são das minhas frutas preferidas (se é que as tenho pois gosto de tudo!). Suculentos, firmes, de cor forte e aroma irresistível, os pêssegos tornam-se, extremamente, versáteis na cozinha doce ou mesmo salgada. E por que não experimentar fazer um crumble? Confesso que não é sobremesa que tenha feito muitas vezes, não sei bem porquê, já que adoro esta combinação de texturas e a rapidez com que se executa. E é tão versátil - bastando variar o tipo de fruta temos crumbles totalmente diferentes. Estas migalhas maravilhosas fizeram as delícias cá de casa e, desta vez, de uma forma bastante saudável com a farinha integral. Claro que o difícil é comer pouco! Espero que gostem.




Ingredientes:
200gr de farinha integral;
100gr de açúcar amarelo;
100gr de manteiga magra amolecida;
75 gr de amêndoa laminada
4 pêssegos ou nectarinas;
algumas gotas de essência de baunilha;
açúcar q.b para polvilhar;
manteiga q.b para untar

Modo de preparação:
Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC. Unte 4 ramequins com manteiga. Comece por arranjar os pêssegos cortando-os em pequenos pedaços (pode retirar a pele se assim o desejar). Distribua-os pelos 4 ramequins. Polvilhe-os com açúcar amarelo e essência de baunilha a gosto. Entretanto prepare o crumble, misturando com a ponta dos dedos a farinha com o açúcar, a amêndoa e a manteiga amolecida. Distribua o crumble sobre os pêssegos e leve a cozer durante cerca de 15 a 20 minutos. Sirva morno com iogurte grego ou gelado de baunilha.

Ficha técnica:
prato: sobremesa;
nº de porções: 4;
tempo de preparação: 10min + 20min de cozedura
dificuldade: fácil;
vegetariano: sim se usar gordura vegetal;
apto para crianças: sim;
ingrediente principal: pêssego;

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS