RSS

Quadrados de aveia amêndoa e chocolate

Desta vez, trago-vos uma receita com aveia. A aveia passou a fazer parte do meu dia-a-dia de há uns tempos para cá e confesso que estou rendida à sua versatilidade. Esta receita é inspirada nas tão famosas receitas de barras de aveia e chocolate, contudo fiz grandes adaptações - vocês já sabem que nunca sigo uma receita à risca. Adicionei miolo de amêndoa moída, que conferiu um sabor delicioso aos quadrados e abdiquei do leite condensado, pois não o tinha em casa. Para a próxima vez, talvez coloque mais chocolate - nunca é demais não acham? O resultado final saiu com uma consistência não tão firme como as barras mas igualmente delicioso. Espero que experimentem. É também um óptimo lanche para as crianças, e não só!



Ingredientes:
200 gr de aveia em flocos finos;
100 gr de miolo de amêndoa moído;
300 gr de farinha;
250 gr de manteiga;
300 gr de chocolate de leite;
250 gr de açúcar amarelo;
3 ovos;
1 c. (chá) de fermento em pó;
1 pitada de sal fino

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º. Forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal e reserve. Comece por bater o açúcar com a manteiga até obter um creme fofo. Adicione os ovos um a um e bata bem. Entretanto, numa outra tigela misture os elementos secos - a aveia, a farinha, o miolo de amêndoa moído, o fermento e o sal. Adicione aos poucos esta mistura ao creme de manteiga, ovos e açúcar. Obterá uma massa de consistência bem firme. Deposite 2/3 da massa no tabuleiro, calcando bem com as costas de uma colher ou uma espátula de modo a criar uma superfície uniforme. Entretanto derreta o chocolate de leite em banho-maria mexendo sempre. Verta o chocolate sobre a massa, de modo a cobrir toda a superfície. Coloque a restante massa sobre o chocolate, formando pequenos montinhos por toda a superfície. Não necessita calcar ou espalhar a última camada de massa. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer totalmente e corte pequenos quadrados.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Os 10 pecados mais visitados

Desta vez não vos trago receitas novas. Trago-vos antes as 10 receitas mais vistas desde a criação da flor do brownie. Curiosamente, ou talvez não, temos apenas tentações doces. Graças a vocês que estão aí desse lado, que as leram, que as comentaram, ou que apenas as visitaram de passagem, estas são as receitas mais populares da flor do brownie. Espero que ainda façam as delícias de todos vocês!




Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Bolo chiffon de laranja

O domingo é, por norma sinónimo, de bolo e, de preferência, bem simples para poder ser degustado a qualquer hora do dia. Para mim não há nada melhor do que estar refastelada no sofá a meio da tarde e, no meio de tanta preguiça, poder "ratar" um delicioso bolo. O bolo chiffon, para os que não conhecem, caracteriza-se por ser muito fofo. Pode ser feito com laranja, limão ou mesmo baunilha, conforme o gosto de cada um. Pessoalmente, o de laranja é o meu preferido. Talvez por ter sido um bolo que a minha mãe fez inúmeras vezes, quando a gula falava mais alto. Esta receita foi retirada de uma tele-culinária bem antiga - não sei qual o número, pois já faltam algumas páginas! Sim é daquelas bem pré-históricas! Não se esqueçam que no tempo das nossas mães era das poucas revistas, se não a única, que havia da especialidade. Adaptei um pouco a receita - a original usa um pouco mais de açúcar e óleo e o mesmo número de gemas e claras. Habitualmente tento sempre reduzir um pouco o açúcar e a gordura para que o pecado não seja tão grande. Esta foto foi retirada assim que o saiu do forno e desenformei, deixando um maravilhoso cheirinho a laranja por toda a casa. Não consegui fotografá-lo aberto, mas percebem porquê não é?! Espero que gostem!





Ingredientes:
6 gemas;
8 claras;
280 gr de açúcar;
220 gr. de farinha;
1/2 ch. de óleo;
1 c. (chá) de fermento em pó;
sumo de 2 laranjas sumarentas;
raspa de 1 laranja;
1 pitada de sal fino

Modo de preparação: 
Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma redonda grande (a minha tem cerca de 25 cm de diâmetro). Misture o açúcar com a farinha. Adicione as gemas, o óleo, o sumo e a raspa de laranja e o sal e bata bem até obter uma mistura cremosa. Entretanto bata as claras em castelo bem firme. Envolva, delicadamente, as claras na mistura anterior e, por fim, adicione o fermento em pó. Deposite na forma e leve a cozer durante cerca de 1h.

Nota: não abra a porta do forno antes dos 50 minutos de cozedura, pois o bolo abaterá significativamente. Pode polvilhá-lo com açúcar em pó depois de frio.

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Mini-Pavlovas com lemon curd

Como já vos disse anteriormente, sou uma especial fã de tudo o que é sobremesa, bolo ou bolinho com limão. O seu sabor ácido contrasta com a doçura conferida pelo açúcar, deixando um sabor simplesmente maravilhoso em cada confecção. Desta vez resolvi confeccionar mini-pavlovas com coalhada de limão ou lemon curd. Utilizei as receitas básicas para cada um dos preparados e posso dizer que a confecção correu melhor do que estava à espera. A textura crocante da pavlova contrasta com a cremosidade de um lemon curd bem caseiro e obtemos uma sobremesa de comer e chorar por mais. Nas pavlovas é muito importante controlar a temperatura do forno e evitar abri-lo constantemente durante a cozedura para que fiquem bem confeccionadas. Podem ainda adicionar frutas se quiserem - acho que os mirtilos funcionam lindamente com o lemon curd. Optei por fazer um pequeno mil-folhas de pavlovas na decoração, mas podem simplesmente colocar uma pequena porção de coalhada em cada uma. Espero que experimentem fazer porque, digo-vos que é divinal! Esta receita rende cerca de 10 mini-pavlovas com cerca de 10 cm de diâmetro cada.



Ingredientes:
Mini-Pavlovas
5 claras;
250 gr de açúcar;
1 c. (chá) de vinagre de vinho branco.

Lemon curd
5 gemas;
50 gr de manteiga amolecida;
125 gr de açúcar
raspa e sumo de 1 limão grande;

Modo de preparação:
Comece pelas mini-pavlovas. Pré aqueça o forno a 140ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal (não precisa de untar). Bata as claras em castelo bem firme. Adicione pouco a pouco o açúcar até obter um merengue bem brilhante. Por fim adicione o vinagre e bata bem. Deposite pequenos círculos de massa com a dimensão que desejar (fiz com cerca de 10 cm de diâmetro) e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Desligue o forno e deixe arrefecer as pavlovas no seu interior. A crosta da pavlova deve ficar bem crocante. Depois de frias retire-as do papel vegetal cuidadosamente. Entretanto, prepare o lemon curd batendo as gemas com o açúcar até obter uma mistura bem fofa. Adicione a manteiga e por fim o sumo e a raspa de limão. Leve ao lume até engrossar bem, tendo o cuidado de não deixar ferver para que a mistura não talhe. Deixe arrefecer totalmente e deposite uma pequena porção sobre cada mini-pavlova. 

Até breve,

flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS