RSS

Nuvem de chocolate branco e morangos

Já há uns tempos que tinha meia tablete de chocolate branco para culinária à espera para ser utilizada, mas ainda não tinha surgido oportunidade. Além disso, apenas meia tablete limita um pouco a nossa imaginação em termos de receitas. Pensei nuns brigadeiros mas apetecia-me algo mais fresco e, como tinha ainda, muitos morangos no frigorífico, resolvi fazer uma mistura, mais uma vez, a olho, e o resultado digamos que surpreendeu quem provou. O doce tem o nome de nuvem pois a sua textura é tão leve que se desfaz na boca. Não chega a ser bem uma mousse, mas não lhe fica atrás. Esta sobremesa é ideal para aqueles dias em que nos apetece algo doce e que não dê muito trabalho, ou quando temos visitas inesperadas. Estas quantidades permitiram fazer quatro doses muito bem servidas. E desculpem a minha insistência nos morangos mas acho que são uma fruta tão versátil e decorativa que é-me impossível resistir-lhes.



Ingredientes:
100 gr de chocolate branco para culinária;
2 claras de ovo batidas em castelo; 
200 ml de natas;
2 c. (sopa) de açúcar;
500 gr de morangos;

Modo de preparação:
Comece por derreter o chocolate branco em banho-maria e reserve. Bata as natas com o açúcar até obter chantilly. Adicione o chocolate derretido misturando bem. De seguida, envolva as claras nesta mistura tendo o cuidado de não bater e apenas envolver. Monte a sobremesa, colocando camadas alternadas de morangos cortados e a nuvem de chocolate branco. Termina com a mistura branca e leve ao frio até à hora de servir. Na altura de servir, decore a gosto.

Nota: esta sobremesa não precisa de muitas horas de frio. Uma hora de frigorífico já lhe dá a consistência desejada. Pode usar chocolate negro e pode também substituir os morangos por outra fruta, como por exemplo framboesas ou mirtilos.

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

8 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Que aspecto tão bom, ideal para alegrar o fim-de-semana!

Sobremesas de Domingo disse...

Esta tacinhas estão com uma cor divinal
Muito lindas como os dias em que há sol.

Beijinhos:

Doces em Casa disse...

Fácil de fazer e impossível parar de comer, imagino eu :)

**
Aida

pedra de sal disse...

Adorei... Um aspecto encaminhado ate mais nao a que nao resisto... Amo chocolate branco, hummmmmm. Um resto de bom fim de semana!

Unknown disse...

Que linda sobremesa!

Bom Domingo!

Carla Oliveira disse...

Ficou fantástica esta sobremesa :)

São Ribeiro disse...

Uma sobremesa linda e bem tentadora.
Adoro morangos e adoro ve-los em sobremesas.
Bjs

Marisa Valadas disse...

Que sobremesa linda

Enviar um comentário