RSS

Bolo paraíso de chocolate

Há momentos da nossa vida que são tão especiais que fazemos de tudo para que a perfeição impere. Cada gesto, cada cor, cada traço da nossa paisagem perfeita são pensados e repensados ao pormenor para que nada falhe e tenhamos realmente um pequeno pedaço de paraíso. E ei-lo o tão desejado pedaço que partilharemos com aquela pessoa que nos acompanha em cada passo. E foi assim que nasceu este bolo... Chocolate teria que ser um dos ingredientes principais já que não há paraíso sem este maravilhoso ingrediente não acham? Resolvi fazer umas simples receita de bolo de chocolate negro e recheá-lo e cobri-lo com uma ganache de chocolate branco e morangos, esta última inspirada na receita do blog coco & baunilha. O resultado foi divinal e acho que se forem apreciadores de chocolate também vão achar. A mistura do morango confere uma delicadeza extraordinária à cobertura. Esta receita servirá também para participação na primeira edição do projecto "A escolha do ingrediente", que está a decorrer no blog tertúlia da Susy.



Ingredientes:
Bolo:
300 gr de farinha de trigo peneirada;
200 gr de açúcar;
200 gr de chocolate de culinária negro com teor elevado de cacau;
1 c. (sopa) bem cheia de cacau em pó;
3/4 ch. de óleo;
3/4 ch. de água a ferver;
5 ovos;
1 c. (café) de fermento em pó;
1 c. (chá) de bicarbonato de sódio;
Ganache:
300 gr de chocolate de culinária branco;
200 gr de crème fraiche (natas espessas);
150 gr de morangos;
1c. (sopa) de água

Modo de preparação:
Pré- aqueça o forno a 160ºC e unte duas formas circulares com cerca de 22 cm de diâmetro. Comece por derreter o chocolate negro em banho-maria e reserve. Bata os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e claro. Adicione o óleo, o cacau previamente diluído na água a ferver e, por fim, o chocolate derretido. Vá adicionando aos poucos a farinha, o bicarbonato e, por fim, o fermento misturando tudo muito bem. Divida a massa pelas duas formas e leve a cozer durante cerca de 40 minutos (depende do forno de cada um). Deixe arrefecer os bolos. Entretanto prepare a ganache começando por levar ao lume os morangos com uma colher de sopa de água. Deixe ferver uns minutos e passe com a varinha mágica. Coe a mistura para remover as grainhas e reserve o puré de morango.Entretanto leve ao lume o crème fraiche até ferver. Adicione o chocolate branco previamente picado e por fim o puré de morangos. Envolva tudo muito bem e leve ao frio durante umas horas para ganhar consistência. Recheie e cubra o bolo com a ganache. Pode decorar com mais morangos e raspas de chocolate branco.

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

12 comentários:

São Ribeiro disse...

Adoro bolos de chocolate e o teu ficou tão lindo.
Boa semana
bjs

Anónimo disse...

Bom Dia!

Ficou lindo o bolo!
Adorei! :D*

Talita disse...

Uau, que delícia!! Um nome muito apropriado pra um bolo maravilhoso desse!

Beijos

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Gosto tanto da combinação chocolate/morangos... Este bolinho deve ser uma delícia!
beijinhos

Fornadas de Miminhos disse...

Inham!! Que bolo fantástico! :)

Beijinhos,
Mafalda

Petiscos e Miminhos disse...

uma garfada deve ser uma explosão de sabores maravilhosos!
está com muito bom aspecto:)

RATOLINHA disse...

Hummmm.... OMG que delicia!!!
bj

Tertúlia da Susy disse...

Olá,
Concordo que há momentos da nossa vida que são tão especiais que fazemos de tudo para que a perfeição impere e este bolo assim o reflete.
Obrigada pela bonita participação,kiss
Susana

Sobremesas de Domingo disse...

Olá; Este bolo está um encanto! O sabor também o podemos adivinhar...chocolate com morangos uma ótima combinação,nada há de melhor!

Beijinhos;

Sobremesas de Domingo.

Marisa Valadas disse...

O nome foi bem escolhido, é mesmo um paraíso de chocolate :)

Blog do Chocolate disse...

Que participação fantástica, a Susy só poderia adorar, como é natural, pois esse bolo está uma tentação, um pecado ao qual eu não resistiria decerto ! :)

Além disso, a Patricia tem no Coco e Baunilha delicias de perder a cabeça, também já fiz uma ou outra dela ! :)

Beijinhos

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt

Sofia disse...

Queria encomendar um bolo deste tipo (naked cake) para o meu aniversário. Alguém sabe ou recomenda sitios /pessoas no Porto a quem possa encomendar? Obrigada!

Enviar um comentário