RSS

Hambúrguer de grão

Há dias em que nos apetece variar e arriscar um pouco mais na cozinha, saindo do meramente convencional. E assim foi...resolvi experimentar fazer uns hambúrgueres de grão. Mais uma vez, utilizei a minha mais recente descoberta - os flocos de aveia. E o resultado superou as expectativas. A combinação de sabores suaves resultaram num hambúrguer extremamente húmido por dentro e com uma crosta crocante que lhe confere consistência. Esta receita, além de ser muito económica, é ideal para os mais novos que tantas vezes torcem o nariz aos legumes e leguminosas. É também uma excelente opção para vegetarianos ou simplesmente, para pessoas que, como eu, gostam de variar na alimentação de uma forma saudável. Neste caso, optei por servir com um molho de iogurte caseiro.



Ingredientes:
400 gr de grão cozido e escorrido;
125 gr de flocos de aveia finos;
1 cebola picada;
1 dente de alho picado;
1 c (sopa) de azeite;
1 cenoura ralada;
1 curgete ralada;
pão ralado;
noz moscada;
salsa picada;
sal q.b.

Molho de iogurte:
1 iogurte grego natural;
sumo e raspa de 1/2 limão;
sal e pimenta q.b;
salsa picada.

Modo de preparação:
Comece por passar o grão por uma varinha mágica ou robot de cozinha até o transformar num puré uniforme. Num tacho leve ao lume a cebola, o alho e o azeite e deixe alourar um pouco. Adicione a cenoura e a curgete raladas e deixe cozinhar em lume forte durante cerca de 5 minutos. Adicione essa mistura (se tiver muito liquido escorra-a previamente) ao puré de grão. Adicione também os flocos de aveia. Tempere com sal, noz moscada e a salsa. Leve ao frigorífico por cerca de , pelo menos, 15 minutos para ganhar consistência. Molde hambúrgueres e passe-os por pão ralado. Aqueça uma frigideira anti-aderente e unte-a com um fio de azeite. Coloque os hámburgueres, deixando-os cozinhar cerca de 5 minutos de cada lado. Entretanto prepare o molho de iogurte misturando todos os ingredientes. Sirva com uma boa salada.

Nota: esta receita rende cerca de 8 hambúrgueres grandes. Utilizei a courgette com casca. Pode substituir a aveia por pão ralado.

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

5 comentários:

São Ribeiro disse...

Apesar de não apreciar grão ,achei os teus hamburgueres uma delicia.
Bj

flor do brownie disse...

Muito obrigada pelos comentários!

Anónimo disse...

Que grão? Grão de bico?

flor do brownie disse...

Sim grão de bico

Nem acredito que é saudável! disse...

Tão bom, adorei a receita!
obrigado pela partilha :D

Bjinhos

Sara

Enviar um comentário