RSS

Granola de mel e arandos

Hoje em dia, existe uma esforço adicional para termos uma alimentação saudável. As tentações diárias não são poucas - todos os dias somos, literalmente, invadidos por imagens de produtos que, mesmo o mais resistente adepto da alimentação saudável, não consegue ficar indiferente. Mas como um dia não são dias, acho que não devemos cair num extremismo obsessivo e o segredo claro está na variedade de alimentos. Até há bem pouco tempo, a aveia não fazia parte da minha alimentação diária, a não ser naquelas bolachas maravilhosas de aveia que todos conhecemos. Decidi então aventurar-me pelo mundo dos flocos de aveia integral, fazendo misturas, umas atrás das outras, umas melhores que as outras. A granola foi, sem dúvida, a experiência de eleição. No mundo culinário encontramos inúmeras receitas de granola. Optei por apresentar a que mais me agradou em termos de paladar e que é uma mistura de entre as muitas que li e experimentei. Acho que a granola deve ser feita ao gosto de cada um. Existe uma variedade enorme de sementes, frutos secos, frutas desidratadas que podemos colocar consoante o nosso gosto. Podemos também temperá-la da forma que mais nos agradar.


Ingredientes:
3 ch. de flocos de aveia integral;
1/4 ch. de sementes de linhaça;
1/4 ch. de sementes de abóbora;
1/2 ch. de amêndoas laminadas;
1/2 ch. de nozes grosseiramente picadas;
125gr. de arandos secos;
1 c. (sobremesa) de canela;
1 c. (café) de gengibre moído; 
5 c. (sopa) de mel;
3 c. (sopa) de azeite com baixo grau de acidez;
2 c. (sopa) de água;
1 pitada de sal

Modo de preparação:
Pré aqueça o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal. Misture numa tigela grande os flocos de aveia, as sementes e os frutos secos. Numa outra taça misture o mel, o azeite e a água. Adicione à mistura líquida a canela, o gengibre e a pitada de sal. Deposite a mistura líquida sobre a mistura seca e mexa bem. Por último adicione os arandos e leve ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos. 

Nota: deve misturar a granola a meio da cozedura. Esta receita enche um tabuleiro retangular com cerca de 32x26cm. Pode sempre optar por mudar o tipo de sementes e/ou frutos, ou colocar um pouco mais de mel (para os mais gulosos). Optei por colocar os arandos logo na cozedura para lhes conferir um aspecto mais desidratado.

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

São Ribeiro disse...

Também costumo fazer ,gosto muito para o pequeno almoço.
Já tinha passado ontem por aqui mas como não tinha caixa de seguidores acabei por sair pois não conseguia adicional através do endereço.
Agora assim já posso te seguir , gostei muito das tuas receitas.
bjs

flor do brownie disse...

Muito obrigada!

Enviar um comentário