RSS

Cestinhos com ervilhas, bacon e ovo

Hoje resolvi apresentar uma receita que é conhecida de todos mas ligeiramente reformulada e adaptada a uma ocasião especial ou a uma época festiva como é agora a Páscoa. Acho que é uma excelente entrada e como se costuma dizer, os olhos também comem. É muito rápida de fazer e podem sempre optar por torná-la um prato principal se acompanharem com uma boa salada. A massa filo crocante e leve contrasta muito bem com o recheio rico das ervilhas com bacon. Optei por escalfar os ovos de codorniz separadamente para conferir um aspecto visual mais apelativo. Se quiserem podem fazer esta receita com outro tipo de massa e numa tarteira grande. Esta receita serve 4 pessoas.


Ingredientes:
130 gr de bacon cortado em tirinhas;
200 gr de ervilhas;
1 cebola pequena;
4 folhas de massa filo;
4 ovos de codorniz;
manteiga derretida q.b
sal e pimenta q.b

Modo de preparação: 
Comece por untar 4 forminhas (eu utilizei ramequins mas pode ultilizar tarteletes ou formas de queques) com manteiga. Divida as folhas de massa filo em 4 - irá obter 16 quadrados de massa filo. Pincele cada quadrado de massa filo e sobreponha de forma desencontrada 4 quadrados e forre os ramequins. Leve ao forno previamente aquecido a 200º durante cerca de 10 a 15 minutos até ganharem cor. Entretanto prepare o recheio: leve ao lume o bacon e deixe dourar libertando toda a gordura; adicione a cebola bem picada e mexa sempre para não queimar; adicione as ervilhas, tempere (atençaõ ao sal do bacon) e deixe estufar. Deixe os cestinhos de massa arrefecerem um pouco e distribua as ervilhas com bacon pelos 4 ramequins. Por último prepare os ovos de codorniz escalfados: leve ao lume um tacho com água, coloque 2 ou 3 gotas de vinagre (o vinagre ajuda a que o ovo não se desmanche) e um pouco de sal; assim que a água começar a ferver, baixe o lume e mexa a água com uma colher para que crie um remoinho; deposite os ovos um a um e deixe cozinhar cerca de 1 minuto (o seu interior deve ficar líquido). Coloque os ovos sobre as ervilhas.

Nota: utilizei ovos de codorniz mas podem ser de galinha principalmente se fizer numa tarteira. Não utilizei qualquer tipo de gordura nem sal nas ervilhas pois o bacon já tinha sal suficiente.

Até breve,
flor do brownie

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

São Ribeiro disse...

Adorei ficaram lindos e com bacon agrada-me.
Uso mais a massa em filo em doces,mas assim funciona muito bem.
Boa Páscoa.
bjs

Tertúlia da Susy disse...

Que lindos cestinhos e... já cá estou :)
Boa Páscoa, kiss

flor do brownie disse...

Obrigada :)

Enviar um comentário