RSS

Brownie de chocolate

Como não podia deixar de ser, o primeiro post da flor do brownie, teria que ter a minha primeira receita de brownies. Acho que foi o início de um gosto pela cozinha outrora desconhecido, ou pelo menos mergulhado num subconsciente mais distante. Não foi a primeira vez que cozinhei, nada disso! Mas foi a primeira vez que senti um enorme prazer ao fazê-lo para alguém especial. E acho que cozinhar é mesmo isso - depositarmos em cada grama toda a nossa dedicação, amor e entusiasmo ao ver a nossa pequena obra subitamente criada.
Ao sentir este pequeno bolo único de intenso sabor a cacau derreter-se na boca, superei qualquer expectativa que pudesse ter sido criada. Aquela pouco mais de meia dúzia de ingredientes utilizados, transformou-se subitamente em algo delicioso e inexplicável. E a curiosidade pela  transformação dos alimentos surgiu.



Ingredientes: 
5 ovos;
400gr de açúcar;
250gr de manteiga;
150gr de farinha peneirada;
2 c. (sopa) de cacau de boa qualidade;
200gr de chocolate de culinária com 53% de cacau;
1 c. (chá) de fermento em pó;
125gr de miolo de noz (opcional)

Modo de preparação:
Pré aqueça o forno a 180º. Forre um tabuleiro 35x26 cm com papel vegetal e unte-o com manteiga. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas não esquecendo de mexer de vez em quando. Bata os ovos com o açúcar durante cerca de 5 minutos até obter um creme volumoso e esbranquiçado. Adicione aos poucos a farinha peneirada, o cacau e o fermento em pó. Continue a bater e junte o chocolate derretido, misturando bem, Por fim adicione o miolo de noz grosseiramente picado. Deposite a mistura no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 25 a 30 minutos. Ao fazer o teste do palito, este deve vir húmido. Deixe arrefecer totalmente e divida em massa em pequenos quadrados. Rende cerca de 20 quadrados (bem servidos).

Nota: pessoalmente já experimentei fazer brownies com chocolate de diversos teores de cacau e, neste caso, prefiro sempre o chocolate com um pouco menos de cacau, mas deixo ao critério de cada um. Não há nada como experimentar.

Até breve,
flor do brownie



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Mena Lopes disse...

E fizeste tu muito bem em ter começado desta maneira! Ha bem pouco tempo fiz o meu primeiro brownie e fiquei maravilhada!!
E este deixou-me a babear!!!
Beijinhos
Mena

flor do brownie disse...

Muito obrigada!

Enviar um comentário